Brasília-DF,
19/ABR/2024

Diretor demonstra ceticismo quanto à felicidade em 'Crônica do fim do mundo'

Um exercício de superação, diante de passada circunstância traumática, une (e, num paradoxo, separa) todos na trama familiar

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ricardo Daehn Publicação:24/01/2014 06:02

O calendário maia — que tanto suscitou debates em 2012, no ano identificado como aquele reservado ao fim do mundo — pode até ter caducado, por leituras equivocadas ou mesmo diante de descrédito na futurologia. O fato, porém, é que, à frente do primeiro longa-metragem (Crônica do fim do mundo), o colombiano Mauricio Cuervo demonstra um ceticismo quanto à felicidade completa e às realizações de desejos de personagens que dialogam com o fim dos tempos, numa comédia agridoce.

Se ao girar, o mundo implica mudanças, há alguma expectativa para o núcleo familiar formado pelo pensionista Pablo (Victor Hugo Morant), o filho dele, Felipe, (Jimmy Vásquez) e a mulher, Cláudia (Claudia Aguirre). Um exercício de superação, diante de passada circunstância traumática, une (e, num paradoxo, separa) todos. Muito ligado à família, Felipe ouve do pai, a dura crítica em torno do destino dele: “Seu futuro foi varrido para longe”.

Com telhado de vidro, Pablo, um ex-professor que vive recluso, incapaz de lidar com um fato ocorrido há duas décadas (“Foi vertiginoso: eu não entendi nada”, avalia), perdeu o vínculo com um mundo em constantes transformações. Com certo amargor, o mestre, aposentado até da vida, vê ir pelo ralo a certeza de outrora de notar revertida em recompensas a tomada de medidas éticas. Hilário, o ator Victor Hugo Morant dá vida ao lado B, quando empunha um telefone, em sucessivas e descabidas ameaças a desafetos do passado. Divertido, Cuervo marca gol logo na estreia.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK

BARES E RESTAURANTES