Brasília-DF,
18/DEZ/2017

'Gloria' se propõe a discutir o papel da mulher de meia idade na sociedade

Filme que concorreu ao Urso de Ouro no último Festival de Berlim cumpre todas as funções estéticas e temáticas exibidas no gênero "filmes de personagem"

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Yale Gontijo Publicação:31/01/2014 06:02
Gloria, interpretada por Paulina Garcia: personagem e atriz vivem dilemas similares
 (Nephilim Producciones/Divulgação)
Gloria, interpretada por Paulina Garcia: personagem e atriz vivem dilemas similares

Eis um fiel representante do gênero “filmes de personagem” (quando as câmeras cinematográficas não registram ações e acontecimentos extraordinários para se concentrar no lento caminhar de um personagem e suas pequenas descobertas sobre o mundo ou sobre si mesmos) entrando em circuito brasiliense. Gloria, filme chileno que concorreu ao Urso de Ouro no último Festival de Berlim, cumpre todas as funções estéticas e temáticas exibidas no gênero (tantas vezes classificado com o grande rótulo genérico de “filmes de arte”).

Saiba mais...
Mulher de meia idade e divorciada, Gloria (Paulina Garcia) busca parceiros amorosos em clubes de dança de Santiago até esbarrar no empresário Rodolfo (Sergio Hernández). Sebastian Lelio, um realizador acostumado a discutir o catolicismo enraizado na formação da América Latina em A sagrada família (2005), Navidad (2009) e O ano do tigre (2011), segue com a proposta de desafiar tabus numa obra mais acessível que seus filmes anteriores.


Gloria/Paulina combate o bom combate contra passagem do tempo e as transformações do corpo. Ambas, personagem e sua representante, mostram-se dispostas a discutir o papel das mulheres de meia idade em uma sociedade acostumada a descartar mulheres maduras — e ressaltar os excessos de homens na mesma etapa da vida. De lambuja, os brasileiros reconhecerão o sucesso de Rita Lee, Lança perfume, entre as faixas retiradas de bons discos de vinil inseridos na banda sonora.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK

BARES E RESTAURANTES