Filme Capitão América traz o personagem como simpatizante das novas tecnologias
Em nova aventura, o Capitão se mostra familiarizado com a internet no combate ao crime
Ricardo Daehn
Publicação:11/04/2014 06:00Atualização: 11/04/2014 08:23
Quem diria que sairia dos irmãos Joe e Anthony Russo, os mesmos diretores da boba comédia Dois é bom, três é demais (2006), uma das mais potentes adaptações dos quadrinhos de heróis. Tamanhos são os estragos de forças malévolas em Capitão América que cabe ao sóbrio Nick Fury (Samuel L. Jackson) — o comandante da S.H.I.E.L.D. —declarar uma espécie de alerta, na “condição de sombras profundas”. Fragilizado após perseguição policial, Nick dispara ao capitão de elite: “Não confie em ninguém”.
Dados secretos se avolumam na trama do novo filme no qual Steve Rogers, um famoso e defasado combatente da Segunda Guerra, ainda se familiariza com novidades como a internet, e absorve como oldies o hit Trouble man, de Marvin Gaye.
As lambanças são tantas no roteiro do novo filme que respingam até o clássico momento em que o herói do escudo é declarado “um fugitivo”. Em tempos modernos, o veterano de guerra não compactua que se aponte uma arma para todo e qualquer cidadão. “Não é proteção: isso é medo”, define. Uma fratura na integridade da agência S.H.I.E.L.D. compromete figuras do alto escalão, como Alexander Pierce (Robert Redford), figura de ponta na ala civil da organização.
Dados secretos se avolumam na trama do novo filme no qual Steve Rogers, um famoso e defasado combatente da Segunda Guerra, ainda se familiariza com novidades como a internet, e absorve como oldies o hit Trouble man, de Marvin Gaye.
As lambanças são tantas no roteiro do novo filme que respingam até o clássico momento em que o herói do escudo é declarado “um fugitivo”. Em tempos modernos, o veterano de guerra não compactua que se aponte uma arma para todo e qualquer cidadão. “Não é proteção: isso é medo”, define. Uma fratura na integridade da agência S.H.I.E.L.D. compromete figuras do alto escalão, como Alexander Pierce (Robert Redford), figura de ponta na ala civil da organização.
Viúva Negra
O capítulo novo de Capitão América traz ação, em elevada cota: seja em atitudes vividas no “limiar da ordem e do caos” (relacionado à venda de informações confidenciais de espiões), seja no vigor rebelde dos malabarismos da Viúva Negra (existirá limite para a sensualidade de Scarlet Johansson?).
Personagens capazes de façanhas como a de administrar “um batimento cardíaco, por minuto”, ao interagir, tiram o sossego do público. Disposto em camadas, o mau se personificará com a entrada em cena do Soldado Invernal, em silenciosa e perturbadora composição do ator romeno Sebastian Stan (de Cisne Negro). Engraçado e hábil nas coreografias, o Capitão América de Chris Evans aprofunda a identidade com o público.
O novo filme também dá chão (ou melhor, ar) para Sam Wilson, identificado de imediato como Falcão (o insosso Anthony Mackie). Com direito a piadinhas como a citação a Jogos de guerra (1983) e tiradas de menor efeito, Capitão América — Soldado Invernal solidifica a estrada para a temida Hidra.
Num século batizado como “um livro digital”, em termos de acúmulo de dados e informações, é muito interessante entender parte do misterioso personagem Arnim Zola. Um tanto quanto delongado, o final traz um marcante embate, em cenário que remete ao clímax na Cidade das Nuvens (de O Império contra-ataca), mas com resultado à la Blade Runner.
Personagens capazes de façanhas como a de administrar “um batimento cardíaco, por minuto”, ao interagir, tiram o sossego do público. Disposto em camadas, o mau se personificará com a entrada em cena do Soldado Invernal, em silenciosa e perturbadora composição do ator romeno Sebastian Stan (de Cisne Negro). Engraçado e hábil nas coreografias, o Capitão América de Chris Evans aprofunda a identidade com o público.
O novo filme também dá chão (ou melhor, ar) para Sam Wilson, identificado de imediato como Falcão (o insosso Anthony Mackie). Com direito a piadinhas como a citação a Jogos de guerra (1983) e tiradas de menor efeito, Capitão América — Soldado Invernal solidifica a estrada para a temida Hidra.
Num século batizado como “um livro digital”, em termos de acúmulo de dados e informações, é muito interessante entender parte do misterioso personagem Arnim Zola. Um tanto quanto delongado, o final traz um marcante embate, em cenário que remete ao clímax na Cidade das Nuvens (de O Império contra-ataca), mas com resultado à la Blade Runner.
Assista ao trailer do filme: