Brasília-DF,
17/MAR/2024

'Frozen' inspira novas teorias da conspiração ligando filmes da Disney

Animação que se tornou uma das maiores bilheterias de cinema do mundo chega às lojas em DVD em Blu-ray, nesta semana

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Diário de Pernambuco Publicação:14/04/2014 10:30Atualização:14/04/2014 10:46
A animação ficou em 10º lugar entre as maiores bilheterias do cinema do mundo (Walt Disney/Divulgação)
A animação ficou em 10º lugar entre as maiores bilheterias do cinema do mundo

Após se tornar a animação de maior bilheteria dos últimos tempos, Frozen, da Disney, chega às lojas em formato de DVD e Blu-ray. O filme, que ficou em 10º lugar entre as maiores bilheterias do cinema do mundo (arrecadou US$ 1,072 bilhões), é a mais nova inspiração para as teorias de conspiração que circulam pela internet.

Segundo o jornalista Jon Negroni, do site Pixar Detective, todas as 53 animações se passam no mesmo universo. De acordo com a Teoria da Pixar, várias conexões óbvias são encontradas nas animações Disney, por isso elas podem ser considerados apenas uma história, mas construídas aleatoriamente em uma linha do tempo. O ponto de partida desta teoria são os chamados Easter eggs, que são elementos ou personagens de um filme escondidos em cenas de outros.

Um exemplo é Rapunzel e Flynn Ryder, de Enrolados (2011), aparecendo na cena que antecede a coroção de Elsa, em Frozen. A mesma teoria defende que o navio naufragado do filme A pequena sereia é o mesmo que os pais da princesa Elsa embarcaram quando morreram. O casal real estaria indo ao casamento de Rapunzel, quando enfrentou a tempestade.

Confira os dez Easter eggs favoritos da Disney

1. Rapunzel em Frozen


Na cena que antecede a cerimônia de coroação de Elsa, Rapunzel e Flynn Ryder aparecem de costas quando Anna vai receber os convidados. Para explicar isso, os teóricos supõem que o navio em que os pais de Elsa e Ana de Frozen embarcaram, pode ser o mesmo que está naufragado no filme A pequena sereia. De acordo com a teoria, os pais da princesa estariam a caminho do casamento de Rapunzel quando foram supreendidos por uma tempestade. Dentro da "conspiração", Ana e Elsa seriam primas de Rapunzel por parte de mãe, o que explica a presença da rainha no casamento da sobrinha.

2. Desenho de Sully em Valente



De acordo com a Teoria da Pixar, a bruxa de Valente seria Boo à procura de Sully, de Monstros S/A. O desenho do monstro em uma das madeiras da bruxa seria o argumento. A bruxa tem o poder de desaparecer atravessando as paredes, o que torna uma referência a garotinha de Monstros S/A, que descobre outro mundo através da porta do guarda-roupas. A bruxa teria viajado no tempo, por isso se encontrava tão nova quando apareceu em Monstros S/A. Na linha, Valente seria o filme de partida para toda a continuação cronológica das produções, já que o cenário é na era medieval.

3. Carro do Pizza Planet



O carro do Pizza Planet, que aparece origanalmente em Toy Store, está escondido em mais dez produções do estúdio. Entre elas, Carros, Monstros S/A, Procurando Nemo e Wall-E.

4. Sombra de Doug em Ratatouille



O cachorro do filme Up (2009), que anda com uma coleira e tem a capacidade de se comunicar com os humanos, aparece  como sombra no filme Ratatouille (2003). O ano de lançamento das duas produções é a prova de que a teoria tem sentindo. Afinal, é muito estranho que um personagem de um filme lançado depois de Ratatouille tenha aparecido antes.

5. Vida de inseto em Toy Store



Vida de inseto é uma das referências mais fortes nos filmes de Toy Store. Em uma das cenas do segundo filme sobre a história dos brinquedos, um calendário com os persoangens de Vida de inseto aparece na parede de Andy. Em outra parte, onde Buzz aparece correndo em uma loja de brinquedos, mais personagens da outra franquia surgem em forma de brinquedos. Nos bastidores, que são exibidos no fim de Vida de inseto, Woody aparece com uma claquete dando um "spoiler" da sequência do seu filme, que estreou um ano depois.

6. Sebastian em Alladin





A lagosta Sebastian, originalmente de A pequena sereia (1990) aparece grudado no dedo do gênio mágico em Aladdin (1993).

7. Luxo Ball


O primeiro filme que a Luxo Ball apareceu foi em Toy Store (1995). Ela também aparece em Up e em Monstros S/A, no quarto de Boo.

8. Nemo em Monstros S/A



Antes mesmo de ser lançado, Nemo apareceu como um brinquedo no quarto de Boo, de Monstros S/A. O peixinho palhaço aparece sendo carregado por Boo, antes da garotinha entregá-lo a Sully.

9. Procurando Nemo



Buzz aparece no baú de brinquedos no consultório do destista, Luigi, o carro do longa Carros aparece na estrada quando os peixes resolvem fugir do aquário, e o menino que está na sala de espera do consultório, está lendo um quadrinho de Os incríveis.

10.  Prévia de Valente em Carros 2



Antes de ser lançado, o filme Valente (2012) ganhou um referência em Carros 2 (2011). A família da princesa Merida aparece em forma de desenho de bonecos, em uma parede.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK

BARES E RESTAURANTES