Brasília-DF,
19/ABR/2024

Filme 'O enigma chinês' tem o personagem Xavier em dúvidas de amores e azares

Longa-metragem estreou nesta quinta-feira

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ricardo Daehn Publicação:20/06/2014 08:00Atualização:19/06/2014 14:44

No último capítulo da triologia, Xavier se vê entre três beldades: Isabelle, Martine e Wendy (Paris Filmes/Divulgação)
No último capítulo da triologia, Xavier se vê entre três beldades: Isabelle, Martine e Wendy

Até 2002, ano de O albergue espanhol, poucas pessoas sabiam que o diretor Cédric Klapisch já levava a experiência de outros cinco longas. Com o sucesso daquela comédia, chegou a sequência Bonecas russas. E, de grão em grão, o simpático personagem Xavier (Romain Duris) se afunda em dúvidas, na conclusão da trilogia de amores e azares, com O enigma chinês. Perfeito para o personagem quarentão é o fato de estar em Nova York.

Cédric Klapisch não propõe enredos lineares e objetivos. Há muito a ser dito, portanto, espaço para a colcha de retalhos dramática, que arranja diferenças de traços culturais, uma pitada de irrevogável globalização e, claro, um leque de belas mulheres: com Cécile De France, Audrey Tautou e Kelly Reilly alinhadas, pela ordem, nos papéis de Isabelle (um “amigão” de Xavier, pelas preferências); Martine (uma das desencanadas “nostálgicas” que ele mantém ao lado) e Wendy, o equívoco do passado, com quem teve filhos.

Saiba mais...
“A felicidade não é boa para a ficção”, alerta o editor do escritor Xavier, paciente com o recolhimento sabático do rapaz que beira os 40 anos. Sem abraçar lições de moral ou mesmo agudos dramas quanto à solidão de Xavier, o diretor fala de sexo entre amigos, de paternidade (na figura do ausente pai interpretado por Benoît Jacquot), de idealizadas combinações amorosas e de superficiais filosofias (as participações de Schopenhauer e de Hegel são primores).

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK

BARES E RESTAURANTES