Brasília-DF,
26/ABR/2024

Indicado ao Oscar, Selma - Uma luta pela igualdade apresenta drama realista

Ambientado na década de 1960 nos Estados Unidos, o filme explora a oratória de Martin Luther King Jr. para contar a história de uma racial

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ricardo Daehn Publicação:06/02/2015 07:00Atualização:05/02/2015 11:45

"Seria o mesmo que distribuição de riqueza sem trabalho." Quem achar muito contemporânea a frase dita no longa Selma — Uma luta pela igualdade pode reavaliar: ela pontua o discurso retrógrado do governador do Alabama, George Wallace (Tim Roth), desencorajando supostas "regalias" para negros que batalhavam por direitos civis nos anos de 1960.


A questão racial é tema do longa de Ava Duvernay (Plano B/Divulgação)
A questão racial é tema do longa de Ava Duvernay


As "exigências" por nova formatação política presentes na incisiva oratória de Martin Luther King Jr. ganham peso com a experiência da diretora Ava Duvernay com documentários.

Avançar no que seja conhecido num andamento esclarecedor da história e com impacto visual está entre os acertos da narrativa da travessia da ponte Edmund Pettus. O local serviu como limite para uma marcha simbólica entre as cidades de Selma e Montgomery, a favor da real democratização.

Intermediando, com plena articulação prática e pacifista, o fim para a segregação ilegal, Luther King (David Oyelowo, em vigorosa performance) mais do que se equipara à imponência do presidente americano, Lyndon B. Johnson (Tom Wilkinson, excepcional).


Aos poucos, o prêmio Nobel da Paz deixa entrever defeitos, que até fazem o personagem mais crível. No roteiro, em clima de Law & order, despontam tramoias de bastidores da ação do governo que chegou a tentar "desmantelar a família de King".

Outro acerto é o de não camuflar posturas extremadas: é chocante perceber ações odiosas do chefe do FBI, J. Edgar Hoover (Dylan Baker). A retidão do discurso inclusivo ofusca até pontuações panfletárias.


 

 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK

BARES E RESTAURANTES