Brasília-DF,
26/ABR/2024

Circuito de cinema traz de documentários nacionais até obras do cinema alternativo

Entre os destaques, obras como Frank, Um sonho intenso e Cães errantes

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:24/04/2015 06:10
Em Frank, Michael Fassbender atua com uma cabeça de papel machê
 ( Europa Filmes/Divulgação)
Em Frank, Michael Fassbender atua com uma cabeça de papel machê
Com estreias variadas, o circuito de cinema tem componentes para agradar desde quem gosta de documentários nacionais até aqueles interessados no chamado cinema alternativo. Com ares de vanguarda e pontuado por sucesso, na exibição no Festival de Sundance de 2014, a comédia Frank explora o universo indie. Saído das criações, em texto, do músico Chris Sievey, o protagonista do filme de Lenny Abrahamson é interpretado por Michael Fassbender (The hunger).

Saiba mais...
É ele que, com uma cabeça postiça feita de papel machê e ideias geniais para música, deposita uma carga de estímulo para a monótona vida do personagem de Domhnall Gleeson. De passagem, uma banda muda a rotina do rapaz que ganha convivência de experimentados instrumentistas como é o caso da personagem de Maggie Gyllenhaal.

Com proposta bem menos barulhenta, o vencedor do Grande prêmio do júri no Festival de Veneza (em 2013) Cães errantes ganha sessões no Cine Brasília. Notável pela falta de diálogo no roteiro, o filme leva a assinatura do malaio Tsai Ming Liang e investe em imagens de uma Taipei, em que um pai experimenta a degradação da relação com os dois filhos, todos marginalizados. Vale a lembrança de que O rio (1997) e O sabor da melancia (2004) estão entre fitas badaladas criadas por Ming Liang.

O subdesenvolvimento - de modo transverso - é tema ainda do documentário Um sonho intenso. Com depoimentos de economistas, historiadores e intelectuais do porte de Maria Conceição Tavares e Celso Amorim, o diretor José Mariani examina questões da industrialização nacional desde os anos de 1930 até os dias de hoje. Políticas de Juscelino Kubitschek e Getúlio Vargas entram na pauta.

Confira o trailer de Frank:

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK

BARES E RESTAURANTES