'Os 33' retrata desespero de chilenos presos em mina
Baseado em fatos reais, o longa conta com Rodrigo Santoro e Antonio Bandeiras para trazer
Publicação:30/10/2015 07:00Atualização: 29/10/2015 18:09
Entre 5 de agosto e 13 de outubro de 2010, 33 mineiros chamaram atenção mundial, no Chile, quado foram vítimas de um desastre, com o desmoronar da mina de San Jose (perto de Copiapó). Sem comunicação, inicialmente, dependeram da mobilização de quase 150 pessoas empenhadas no resgate. Sondas — para recebimento de comida e água — e a estruturação emergencial da cápsula de resgate Phoenix (com as cores da bandeira chilena) foram instrumentos indispensáveis, num drama que se arrastou por 69 dias.
A diretora mexicana Patricia Riggen, no terceiro longa-metragem, Os 33, aproveita o enredo, prometendo cercar cotidiano de familiares das vítimas, dos socorristas e, claro, o isolamento dos mineiros.
Em meio a elenco numeroso, quem deve chamar a atenção são atores como Rodrigo Santoro, Antonio Banderas e Juliette Binoche. Ela interpretando a irmã de um dos mineiros, obcecada pela libertação de todos. Santoro vive Laurence Gorbone, ministro de Minas chileno, e Mario, bem-humorado representante do grupo, em meio a escombros ganha vida com Banderas.
Confira as sessões de Os 33 aqui.