Brasília-DF,
19/ABR/2024

Dheepan- O refúgio dialoga com a dura realidade das ruas francesas

Longa do diretor Jacques Audiard acompanha a vida de refugiados indianos

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ricardo Daehn Publicação:20/11/2015 07:00Atualização:19/11/2015 14:22
 O elenco é um dos destaques do filme de Jacques Audiard (California Filmes/Divulgação)
O elenco é um dos destaques do filme de Jacques Audiard

Existe um triste alinhamento entre a realidade das ruas da França atual e o cinema cru, característica constante na carreira do cineasta Jacques Audiard, criador da dramaturgia vista em Dheepan. Vindo de um plano de guerra, o ator Jesuthasan Anthoythasan vive o papel-título ao tentar o aculturamento de uma família toda composta por membros postiços, arregimentados em área bélica dominada pela cultura tâmil, que se estende entre a Índia e o Sri Lanka.
 
Em fuga da brutalidade da guerra, Dheepan se junta com a desconhecida Yalini (Kalieswari Srinivasan) e a garota Illayaal (Claudine Vinasithamby) para conseguir o visto de permanência na França e passaporte.  
 
 
 
Numa vida de privações relativas, passa a ser o zelador de bairro suburbano no qual, muitas vezes, é completamente ignorado pelos condôminos. O crescimento material de Yalini, por exemplo, até anda parelho com certa tranquilidade espiritual do falso grupo familiar, que ultrapassa status de mera sobrevida, finalmente, vivendo.
 
Enquanto a pretensa “filha” do casal busca novos horizontes de afirmação, ela igualmente se ressente da necessidade de um real amparo de estrutura doméstica. A marca do duro cineasta de O profeta (2009), que tratava da realidade carcerária, e de Ferrugem e osso (2012), com personagens fisicamente limitados, transparece no lado B de Dheepan.
 
Cenas que impressionam acompanham o refugiado que passa a administrar uma arena, um real campo de batalha, quando a violência é reacendida no novo bairro. Na pele do empreendedor de negócios escusos Brahim, o ator Vincent Rottiers (de Renoir) também carrega numa boa interpretação.
 
Confira as sessões de Dheepan- O refúgio aqui.  


COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.
Raimundo Neto 20 de Novembro às 14:22

deve ser duro,convier como família,com alguém desconhecido,para poder ficar no país!! Mas é por necessidade!!

[Denunciar]

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK

BARES E RESTAURANTES