'Convergente' traz obra de Veronica Roth de volta ao cinema
Terceiro filme da franquia dá o primeiro passo para o encerramento da saga
Adriana Izel
Publicação:11/03/2016 06:00Atualização: 10/03/2016 11:49
Grupo liderado por Tris e Quatro vai explorar o mundo extramuro de Chicago
O terceiro filme da série Divergente, intitulado Convergente, tem como inspiração o último livro da franquia escrita por Veronica Roth e, como vem acontecendo com longas de distopia e inspirados em obras literárias, é a primeira parte do fim da saga, previsto para junho de 2017, com Ascendente.
O longa acompanha os acontecimentos do anterior, quando é revelada uma mensagem de que as facções em Chicago nada mais são do que um experimento feito em um momento pós-guerra. Com a morte de Jeanine (Kate Winslet), a liderança da cidade fica por conta de Evelyn (Naomi Watts), que quer julgar todos os envolvidos na traição da Erudição e ainda conta com a oposição dos Leais de Johanna (Octavia Spencer).
Em discordância com a liderança de Evelyn e curiosa pelo mundo além do muro, Tris (Shailene Woodley) deixa Chicago e sai do lado de Quatro (Theo James), Caleb (Ansel Elgort), Peter (Miles Teller) e Christina (Zoë Kravitz).
O filme segue os clichês dos anteriores, porém, em qualidade se aproxima mais do primeiro, que mostrava uma boa premissa na história, mas não teve uma boa execução em relação à expectativa. Destaque para Miles Teller, que rouba a cena como o ambicioso Peter.
Convergente poderia ter sido o encerramento do ciclo, mantendo um pouco de qualidade. Mas, como o livro foi dividido, ainda haverá continuação da história, mais confusa e fraca.
Um dos maiores defeitos do terceiro filme dirigido por Robert Schwentke (diretor também de Insurgente) são os efeitos visuais, que em alguns momentos-chaves denunciam o uso de chroma key.
Entenda a saga
Divergente
A trilogia, baseada nos livros de Veronica Roth, se passa em uma Chicago futurista que vive sob uma sociedade dividida em cinco facções (Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição), que desempenham funções diferentes dentro da comunidade. Ao completar 16 anos, Beatrice descobre ter aptidão para mais de uma facção e surpreende ao se unir à Audácia.
Insurgente
O segundo filme gira em torno de uma misteriosa caixa que Jeanine Matthews (Kate Winslet) quer abrir. O material, que contém um importante segredo sobre o mundo exterior, só pode ser aberto por um divergente (pessoas com habilidades para integrar mais de uma facção). E caberá a Tris cumprir a missão.
Confira as sessões para Convergente aqui.