Brasília-DF,
26/ABR/2017

'Convergente' traz obra de Veronica Roth de volta ao cinema

Terceiro filme da franquia dá o primeiro passo para o encerramento da saga

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Adriana Izel Publicação:11/03/2016 06:00Atualização:10/03/2016 11:49
Grupo liderado por Tris e Quatro vai explorar o mundo extramuro de Chicago (Murray Close/Divulgação)
Grupo liderado por Tris e Quatro vai explorar o mundo extramuro de Chicago

O terceiro filme da série Divergente, intitulado Convergente, tem como inspiração o último livro da franquia escrita por Veronica Roth e, como vem acontecendo com longas de distopia e inspirados em obras literárias, é a primeira parte do fim da saga, previsto para junho de 2017, com Ascendente.
 
 
O longa acompanha os acontecimentos do anterior, quando é revelada uma mensagem de que as facções em Chicago nada mais são do que um experimento feito em um momento pós-guerra. Com a morte de Jeanine (Kate Winslet), a liderança da cidade fica por conta de Evelyn (Naomi Watts), que quer julgar todos os envolvidos na traição da Erudição e ainda conta com a oposição dos Leais de Johanna (Octavia Spencer).
 
Em discordância com a liderança de Evelyn e curiosa pelo mundo além do muro,  Tris (Shailene Woodley) deixa Chicago e sai do lado de Quatro (Theo James), Caleb (Ansel Elgort), Peter (Miles Teller) e Christina (Zoë Kravitz).
 
O filme segue os clichês dos anteriores, porém, em qualidade se aproxima mais do primeiro, que mostrava uma boa premissa na história, mas não teve uma boa execução em relação à expectativa. Destaque para Miles Teller, que rouba a cena como o ambicioso Peter.
Convergente poderia  ter sido o encerramento do ciclo, mantendo um pouco de qualidade. Mas, como o livro foi dividido, ainda haverá continuação da história, mais confusa e fraca.
 
Um dos maiores defeitos do terceiro filme dirigido por Robert Schwentke (diretor também de Insurgente) são os efeitos visuais, que em alguns momentos-chaves denunciam o uso de chroma key.

Entenda a saga

Divergente

A trilogia, baseada nos livros de Veronica Roth, se passa em uma Chicago futurista que vive sob uma sociedade dividida em cinco facções (Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição), que desempenham funções diferentes dentro da comunidade. Ao completar 16 anos, Beatrice descobre ter aptidão para mais de uma facção e surpreende ao se unir à Audácia.

Insurgente

O segundo filme gira em torno de uma misteriosa caixa que Jeanine Matthews (Kate Winslet) quer abrir. O material, que contém um importante segredo sobre o mundo exterior, só pode ser aberto por um divergente (pessoas com habilidades para integrar mais de uma facção). E caberá a Tris cumprir a missão.
 
Confira as sessões para Convergente aqui.  

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK

BARES E RESTAURANTES