Cine Brasília exibe mostra Diretoras: Mulheres no Cinema
Exibição acontece nos dias 15 e 16 de julho
O Cine Brasília exibe a mostra Dire©toras – Mulheres no Cinema, programação do Goethe-Zentrum Brasília em parceria com a Embaixada da Alemanha.
A programação, nos dias 15 e 16 de julho, é composta por 16 filmes de diretoras do Brasil, Argentina, Uruguai e Alemanha. Com curadoria de Paulo de Carvalho, a mostra apresenta a diversidade da produção cinematográfica contemporânea realizada por mulheres em diferentes países.
Drama, comédia, ensaio experimental e “até um flerte com o horror”, como comenta o curador, ganham espaço neste conjunto. Com o objetivo de dar visibilidade ao trabalho de mulheres no cenário audiovisual e debater questões pertinentes ao campo, o projeto passa por cidades como Porto Alegre, Buenos Aires, Montevidéu e Belém, acompanhado de conversas e discussões paralelas às exibições.
P R O G R A M A Ç Ã O
Sexta-feira - 15/07
18h30 – Dire©toras – Mulheres no Cinema - Starring Helen of Troy (Alemanha, 2014, 7 min), dir: Miriam Gossing e Stephanie Glauber.
Sinopse: Starring Helen of Troy trata da encenação misógina de “Helena de Troia” como ideal de beleza e figura feminina mitológica através do cinema. Imagens de 18 diferentes representações de Helena realizadas ao longo de 90 anos de história do cinema estão presentes em “Starring Helen of Troy” e são apresentadas de forma paralela ou justaposta, produzindo em seu arranjo uma nova narrativa. Guiada através de comentários críticos em off e impulsionado pela natureza violenta dos deuses, o filme mostra a Ilíada com base em rostos e emoções de muitas Helenas de Troia. Entrada Franca
– Dire©toras – Mulheres no Cinema - Um Ramo (Brasil, 2007, 15 min), dir: Juliana Rojas e Marcos Dutra.
Sinopse: A jovem dona de casa Clarisse descobre que uma folha está crescendo em seu braço. Ela arranca a folha e não conta para ninguém o ocorrido. No entanto, as folhas continuam a crescer em várias partes de seu corpo. Embora Clarisse tente esconder a transformação que ocorre em seu corpo, sua família e amigos começam a perceber mudanças em seu comportamento. Entrada Franca
– Dire©toras – Mulheres no Cinema - O Fio (Uruguai, 2012, 6 min), dir: Alicia Cano
Sinopse: Blanca vive em Cerro Pelado, uma vila de 800 pessoas. Um dia, sua filha vem lhe pedir moedas para comprar doces para a escola e ela não tem nada para dar a ela. No mesmo dia, Blanca vai à Comissão Local para pedir um empréstimo de microcrédito. Com esse dinheiro ela compra uma máquina de costura, uma régua, alguns botões, um espelho e um pedaço de pano. Em uma pequena sala decadente, ela cria um atelier e torna-se a costureira da região. Pessoas de outras vilas vêm para reparar e fazer novas roupas. No entanto, isso não é o suficiente para ela. Entrada Franca
– Dire©toras – Mulheres no Cinema - Videogames (Argentina, 2014, 17 min), dir: Cecilia Kang.
Sinopse: Rocío não consegue aceitar a ideia de se separar de Melina, sua melhor amiga, que está de mudança de bairro e de colégio. A dor e a frustração de Rocío se traduzem em sentimentos de disputa e briga com Melina. A crescente tensão entre as duas amigas se torna irremediável quando elas decidem se enfrentar em um duelo de “Pump it up” no fliperama onde se encontram todas as tardes. Entrada Franca
– Dire©toras – Mulheres no Cinema - Papelada Soberana (Uruguai, 2015, 3 min), dir: de Lala Severi.
Sinopse: Um funcionário público que passa suas horas arquivando expedientes é surpreendido por um papel em branco que vai lhe mostrar várias possibilidades de caminho. Uma breve história da “burocracia” e uma referência simbólica à falta de liberdade dos seres humanos. Entrada Franca
– Dire©toras – Mulheres no Cinema - A Cidade (Brasil, 2012, 15 min) dir: Liliana Sulzbach.
Sinopse: Distante de outros centros urbanos, Itapuã (RS) é uma comunidade com hábitos bem característicos. A localidade, que já abrigou 1454 pessoas durante mais de 70 anos de existência, conta com apenas 35 moradores, todos acima de 60 anos. Ninguém gosta de lembrar o que o lugar foi no passado, mesmo que para muitos a lembrança inscreva-se no próprio corpo. Entrada Franca
– Dire©toras – Mulheres no Cinema - Os Animais (Argentina, 2012, 9 min), dir: Paola Buontempo.
Sinopse: Os animais desapareceram da vida cotidiana e de nossa vista. Ainda que procuremos, esse olhar que nos comunicava está extinto. Entrada Franca
– Dire©toras – Mulheres no Cinema - Die Ballade von Ella Plummhoff (Alemanha, 2015, 28 min), dir: Barbara Kronenberg.
Sinopse: Ao mesmo tempo em que enfrenta uma prova de matemática decisiva que determina se passará para a próxima série, Ella, na 8ª série, sonha com o último verão: lições de amor de seu grotesco professor de balé, aulas particulares com um “sabe-tudo” da 7ª série, seu primeiro beijo e seus permanentemente irritantes pais. Uma visão interessante sobre o despertar da primavera de Ella Plumhoff. Entrada Franca
Após a exibição de filmes Paulo de Carvalho participa de um bate-papo com a Professora da FAC-UnB, Erika Bauer, e o Professor e Coordenador do Curso de Cinema do IESB, Paulo Duro de Moraes.
Sábado, dia 16
18h30 – Dire©toras – Mulheres no Cinema - Praça Walt Disney (Brasil, 2011, 21 min), dir: Renata Pinheiro e Sergio Oliveira.
Sinopse: Praça Walt Disney é um documentário reflexivo sobre uma praça, um bairro, uma cidade, um país. Uma “quase música” sobre uma cultura de ocupação urbana que reflete a sociedade brasileira e mundial. O documentário envereda por uma visão subjetiva, não disciplinada, da realidade de um bairro, de um mundo. Praça Walt Disney privilegia a acuidade sensorial que o audiovisual propicia para a percepção/construção de uma realidade que se passa à nossa frente e que muitas vezes não é percebida. Entrada Franca
– Dire©toras – Mulheres no Cinema - Rosa (Argentina, 2010, 10 min) dir: Mónica Lairana.
Sinopse: No silêncio absoluto de sua casa, Rosa, uma mulher adulta, se limpa, cozinha, come, assiste televisão, procura companhia e fuma sozinha, junto à janela. Entrada Franca
– Dire©toras – Mulheres no Cinema - Corredores de Verão (Uruguai, 2009, 11 min),dir: Ana Guevara e Leticia Jorge.
Sinopse: É noite. Faz calor. Ela é tão linda. Entrada Franca
– Dire©toras – Mulheres no Cinema - Noelia (Argentina, 2012, 15 min), dir: María Alché
Sinopse: É verão na cidade. Noelia é adolescente e tem muito tempo livre. Vai para todos os lados com sua câmera, eufórica em conhecer novos lugares e descobrir pessoas, as quais coloca contra a parede com perguntas. Inventa vínculos familiares que grava com sua câmera e constrói ficções, das quais é protagonista, gerando situações confusas que os outros tentam desmentir. Entrada Franca
– Dire©toras – Mulheres no Cinema - A mão que afaga (Brasil, 2012, 19 min), dir: Gabriela Amaral Almeida.
Sinopse: No aniversário de 9 anos de seu único filho, Lucas, a operadora de telemarketing Estela planeja uma festa que tem poucas chances de dar certo. Entrada Franca
– Dire©toras – Mulheres no Cinema - Contrast (Alemanha, 2013, 4 min), dir: Carmen Büchner.
Sinopse: Todo mundo sabe disso, todo mundo adora: um prado no verão. Um mar de cores brilhantes e formas delicadas. Um paraíso para os inúmeros animais. Alguns vivem no subsolo, outros na moita de capim. No entanto, o prado é tudo, menos um lugar tranquilo. Se você olhar de perto, pode ver e ouvir a constante batalha furiosa pelo habitat colorido. Um destes moradores pertence a uma das ordens mais diversas de insetos: o besouro. Devido a seus diferentes modos de vida, os besouros estão em diferentes processos de reorganização, de enriquecimento e de decomposição na e sobre a terra.Para o homem, é uma luta invisível pela a existência e manutenção do equilíbrio natural. Entrada Franca
– Dire©toras – Mulheres no Cinema - Chá às cinco (Uruguai, 2009, 6 min), dir: Virginia Anderson.
Sinopse: Uma mulher visita sua avó. Uma senhora prepara chá para duas pessoas. Entrada Franca
– Dire©toras – Mulheres no Cinema - Masha Natasha (Alemanha, 2015, 15 min), dir: Marie Losier, Cécile Tollu-Polonowski, Janin Halish e Fred Burle.
Sinopse: Um retrato íntimo de duas artistas russas, Masha e Natasha, que têm trabalhado juntas desde que tinham 3 anos de idade. Um inseparável processo de criação e de vida para duas gêmeas idênticas inseparáveis. Entrada Franca