Brasília-DF,
25/ABR/2024

'Chocolate' conta a história do primeiro artista negro de circo da França

Clássico e o emotivo, o filme fala de preconceito racial e imigração

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ricardo Daehn Publicação:22/07/2016 06:02Atualização:21/07/2016 17:55
Coreografias emprestam charme a Chocolate (Reprodução/Internet)
Coreografias emprestam charme a Chocolate
Depois do enorme sucesso Intocáveis (no Brasil, com público que bateu a marca do milhão), o ator Omar Sy encontrou desafio à altura, ao ser dirigido por Roschdy Zem em Chocolate, trama de fundo verídico. Dar vida a Rafael Padilla, o primeiro artista negro de circo da França que tem as peripécias recriadas na telona. Apesar de estabelecido no início do século 20, o longa ecoa muito de modernidade, ao tratar de preconceitos raciais e de imigração.
 
Dono de cinematografia reforçada, em termos de grupos marginalizados, Zem (Omar m´a tué e Má fé) assenta um clima de dependência entre Chocolate e Footit (James Thiérrée, na vida real, filho dos proprietários de circos e neto de Charles Chaplin). O entrosamento é natural e sofre baques, ao ritmo da vida real.
 
O filme é baseado na história do artista Rafael Padilha (Reprodução/Internet)
O filme é baseado na história do artista Rafael Padilha
 
Cenas do repasse de coreografias (saídas da imaginação de Thiérrée) poderiam ser maçantes, mas, na realidade, trazem muita vida e curiosidade à trama.
 
Crível, divertido e sentimental, Chocolate não abraça grandes inovações narrativas e, nesse caminho, clássico e emotivo, acaba convencendo. No fundo, para além das picuinhas trazidas por coadjuvantes, se afirma como uma forte trama de amizade, que sofre provações como limitações financeiras e constrangimentos sociais. Mesmo com Omar Sy em cena, James Thiérrée não se intimida, e desponta, em plano privilegiado.

 
Confira as sessões de Chocolate

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK

BARES E RESTAURANTES