Brasília-DF,
22/JAN/2018

Documentário Lumière! A aventura começa é uma homenagem aos pais do cinema

Dirigido pelo grande Thierry Frémaux, o documentário mostra a grandiosidade das obras produzidas pelos irmãos Lumière

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ricardo Daehn Publicação:15/12/2017 06:00

Os irmãos Lumière eram cronistas do tempo deles  (Imovision/Divulgacao)
Os irmãos Lumière eram cronistas do tempo deles

“Consta nos autos, nas bulas, nos dogmas”, diria Chico Buarque, em letra de música — completando: “danem-se” todos aqueles autos, dogmas e afins. É mais ou menos nessa linha proposta, de inexatidão, que se apoia o documentário assinado por ninguém menos do que o diretor do Festival de Cannes Thierry Frémaux. Ele não esconde a desconfiança em torno da paternidade do cinema atribuída aos irmãos franceses Louis e Auguste Lumière. 

 

Igualmente, não teria por onde desmerecer a grandiosidade dos criadores do cinematógrafo (de patente controversa) que impulsionou o cinema como conhecemos hoje.

 

Confira as sessões 

 

Lumière! A aventura começa, o documentário que Frémaux propõe, se apropria de 114 filmetes dos irmãos que, há 122 anos, deram um pontapé inaugural em desbravador entretenimento. Com olhar afiado, o diretor de Cannes sai-se como espécie de cronista das imagens alheias que ele mesmo, por meio da arte da restauração, serviu de guardião, como restaurador e pesquisador.

 

Impressionam, ainda hoje, a perfeição e durabilidade das imagens dos Lumière. A quantidade de produção foi um absurdo — a eles é atribuída filmografia de 1400 títulos. Seja caseira, coloquial, com situações no pátio dos irmãos, ou rebuscada — com direito à encenação — uma obra inteira é restaurada de importância e significado.

 

Há linguagem, estipulada e definitiva, no cinema dos Lumière, dotado de efeitos visuais, de esqueletos (em marionete), dançantes; de aldeias desbravadas pelo cinematógrafo e das   ilhas de petróleo incendiadas no Azerbaijão do começo do século 20. De tirar o fôlego!

 

 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK

BARES E RESTAURANTES