Conheça 'Lou': uma biografia dirigida por Cordula Kablitz-Post
Produção apresenta história de Lou Andreas-Salomé, escritora e psicanalista que teve casos amorosos com Freud e Nietzsche
Correio Braziliense
Publicação:12/01/2018 06:01Atualização: 11/01/2018 17:02
Filme 'Lou' é uma das estreias da semana
Aos 72 anos de idade, a escritora e a psicanalista Lou Andreas-Salomé escreve suas memórias. Os relatos dão corpo ao roteiro de Lou, filme coproduzido entre Alemanha e Suíça e dirigido por Cordula Kablitz-Post.
O longa começa pela infância da intelectual, quando em São Petersburgo, ela sonhava em ser uma escritora de sucesso. Precoce, ela conta que antes da adolescência havia se decidido a não se casar e não ter filhos. Mesmo assim (ou talvez por isso mesmo), Lou tenha acumulado pela vida vários casos amorosos com nomes como Nietzsche e Freud.
Aliás, uma das principais críticas da imprensa internacional a Lou é diminuir a filósofa a uma colecionadora de homens. Os pensamentos e as teorias dela são ignorados pelo roteiro.
Quando o tempo vai passando, a atriz Katharina Lorenz é substituída por Nicole Heesters no papel-título e, segundo a crítica internacional, a personagem ganha força dramática. É nesse momento que a protagonista consegue, pelo menos um pouco, expor as ideias da cinebiografada.
Confira o trailer: