Brasília-DF,
18/ABR/2024

A torta maturidade de um jovem entra em cena em 'Ciganos da Ciambra'

Na companhia de nomes de peso na produção, Jonas Capignano leva às telas a conturbada e precoce maturidade de um jovem. Confira a crítica.

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ricardo Daehn Publicação:04/05/2018 06:15Atualização:03/05/2018 18:27
'Ciganos da Ciambra' traz um menino enfrentando problemas de gente grande ( Reprodução/Internet)
'Ciganos da Ciambra' traz um menino enfrentando problemas de gente grande

 
Novo filme de Jonas Carpignano, Ciganos da Ciambra segue uma linha violenta de recentes produções ao estilo de O fantasma da Sicília e Nico, 1988 — que revigoram a afiada rusticidade do cinema dos anos 1960 e 1970 da Itália.
 
Por vezes, a dura vida do protagonista conversa com a trajetória da vivida pelo personagem central de Acattone — Desajuste social (1961), clássico de Pier Paolo Pasolini. A diferença está no peso da idade: em Ciganos da Ciambra trata-se de um menino, Pio Amato, à frente de destino cruel. 
 
Clique aqui e confira as sessões 
 
Ele fuma e envereda pelo crime. Carpignano sabe do potencial dramático do jovem que reencena a realidade com a qual convive, entre cigarros, passaporte para prematura maturidade e diálogo com a violência. Nomes de peso estão na produção, como Martin Scorsese e  Rodrigo Teixeira.
 
Exemplos tortos se espalham na vida de Pio (o mesmo nome do ator é adotado no enredo): Iolanda é a matriarca com voz de comando e pouca afetividade, enquanto Cosimo (Damiano Amato) é o irmão que incorpora o modelo a ser seguido. 
 
O dinamismo da câmera e da edição abalam o espectador, numa similitude com o novo clássico de Matteo Garrone, Gomorra

Sensível e amargo, Ciganos da Ciambra ainda examina a realidade dos africanos. Como se fosse um Pixote do sul italiano, Pio brilha e, com a trilha sonora que inclui o sucesso Faded, responde pelo inesquecível final que bifurca a vida dele em duas possibilidades.
 
 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK

BARES E RESTAURANTES