Brasília-DF,
17/MAR/2024

'O Processo': Documentário aborda impeachment de Dilma Rousseff

A produção, assinada por Maria Augusta Ramos, é uma das estreias da semana

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Correio Braziliense Publicação:18/05/2018 06:00Atualização:17/05/2018 17:18
Ensaios de uma democracia e articulações de poder estabelecido encabeçam a problemática nacional em 'O processo' (Vitrine Filmes/Divulgação)
Ensaios de uma democracia e articulações de poder estabelecido encabeçam a problemática nacional em 'O processo'
 
 
Com mais de 450 horas de filmagens, a partir da movimentação de uma pequena equipe de cinema pelos corredores de cenários de Brasília que abrigam alas do poder presidencial, a diretora Maria Augusta Ramos construiu a visão do longa O processo, documentário que chega à rede de 24 cidades brasileiras.
 
Culminando com o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, o colapso político brasileiro, acentuado em 2016, está no centro do filme como efeito e causa. Trânsitos de interesses no Congresso Nacional e votações na Câmara dos Deputados e no Senado são elementos do filme que não abre campo para entrevistados. Tudo é observado, com teor de distanciamento.
 
 
Ao lado da montadora de cinema Karen Akerman (de As cartas psicografadas de Chico Xavier), e do diretor de fotografia Alan Schvarsberg (mais conhecido na tevê), O processo chega às telas com passagens por importantes festivais de cinema, como o de Berlim. O filme foi votado melhor longa internacional no Festival Documenta Mardi (Espanha), além de ter levado dois prêmios no Fest Indie Lisboa (Portugal).
 
 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK

BARES E RESTAURANTES