Brasília-DF,
18/ABR/2024

'A vida em família' discute moralidade e fé de comunidade italiana

O diretor austríaco Edoardo Winspeare insere humor e dose de romantismo no filme

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ricardo Daehn Publicação:07/09/2018 06:01Atualização:06/09/2018 17:17
O filme italiano foi exibido na  8 1/2 Festa do Cinema Italiano (Reprodução/Internet)
O filme italiano foi exibido na 8 1/2 Festa do Cinema Italiano
Títulos anteriores relacionados a milagres e atitudes plenas de boa vontade por parte dos personagens construíram uma aura de bondade em torno do cinema projetado pelo diretor Edoardo Winspeare. Com A vida em família, todos esses predicados se renovam e até emocionam, se descontada a carga de dramaturgia que lembra novelas brasileiras passadas em vilarejos.
 
Exibido na mostra Horizonte, do Festival de Veneza e, em agosto, no Brasil, durante a 8 1/2 Festa do Cinema Italiano, o filme foge do registro de afobação reinante nas cidades contemporâneas. Prazeres e felicidade são descortinados para o prefeito Filippo (Gustavo Caputo), incapaz de ser alegre.
 

Acatar a natureza das coisas, junto com tranquilidade impressa na rotina, nutre o cotidiano de Filippo. No contato com os contraventores Angiolino (Antonio Carluccio) e Pati (Claudio Giangreco) e na recuperação (indireta) de ambos pelo poder da literatura, o prefeito parece fazer as pazes com o que seja relevante para a sua vida.
  
 
 
Discutindo moralidade e até fervor religioso da comunidade italiana, o austríaco Winspeare consegue inserir comédia e algum romantismo — como no caso do personagem Biaggeto (Daniele Riso), o parvo e inexperiente filho de Pati.
 
Numa das melhores cenas de A vida em família, a figura do papa (tal qual ocorrido no melancólico O banheiro do papa) é acionada na ficção, a fim de demover pretensões criminosas de Angiolino. Acaba se tornando uma das grandes piadas da fita.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK

BARES E RESTAURANTES