Brasília-DF,
17/MAR/2024

Programação do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro promete grande títulos

51ª edição do evento tem início nesta sexta-feira (14/9)

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ricardo Daehn Publicação:14/09/2018 06:00Atualização:13/09/2018 18:20
'Los silencios' tem o feminismo como um dos temas (Vitrine Filmes/Divulgacao)
'Los silencios' tem o feminismo como um dos temas

O tapete para o desfile da leva de cinema reflexivo e renovador já está estendido no Cine Brasília (EQS 106/107) para que o 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro irradie seu eterno magnetismo. Restrita a convidados, a festa começa nesta sexta-feira (14/9), às 19h, com dobradinha de filmes para a abertura. Cristiano Burlan, premiado em vários festivais, abre as atrações da tela, com o documentário Imaginário. Também na noite desta sexta-feira (14), Domingo é o longa assinado por Clara Linharte e Fellipe Barbosa. 
 
 
Neste sábado (15) começa a mostra competitiva, com os curtas Boca de loba (de Bárbara Cabeça) e Kairo (de Fábio Rodrigo). Dois longas também serão mostrados: o documentário Torre das donzelas e a ficção Los silencios. A diretora de Torre das donzelas, Susanna Lira, explica que “o filme foi idealizado para falar sobre memórias da prisão e sobre o que aconteceu dentro de um conjunto de celas durante a ditadura. No filme, elas tecem memórias de forma coletiva”.
 
Diretora de Los silencios (programa deste sábado, às 21h), que rearranja o cotidiano de uma família abalada pela violência na Colômbia, Beatriz Seigner adianta o tom da noite. “Eu sou feminista e acredito que meu filme, que brotou de mim, também o seja. Além de ele ter sido escrito, dirigido e produzido por mim, quase todas as cabeças de equipe eram mulheres ”, comenta.
 
No domingo (16), o Cine Brasília convida à viagem no tempo com a reapresentação de Lance maior, filme de 1968 com Regina Duarte e Reginaldo Faria. Em sessão paga, no domingo, às 21h, será a vez dos curtas Liberdade (de Pedro Nishi e Vinícius Silva) e Sempre verei cores no seu cinza (de Anabela Roque). A noite também será de André Carvalheira. À frente de New life S.A., ele examina os meandros de construções arquitetônicas destinadas à plenitude de uma sociedade, mas que pede bênção à politicagem.

Carona solidária

Por causa das obras do metrô, em frente ao Cine Brasília, a organização do Festival de Brasília estimula uma campanha de mobilidade. Além de solicitar aos espectadores que abram mão de carro, usando bicicleta e embarcando no esquema de carona solidária, a Secretaria de Cultura destacou 500 vagas de estacionamento (906 Sul), com seguranças no local e um transporte até o Cine Brasília, a cada meia hora, entre às 18h e às 2h.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK

BARES E RESTAURANTES