Documentário Histórias que nosso cinema (não) contava' retrata a ditadura brasileira
Além disso, a semana conta com os longas 'Os invisíveis' e 'Ponto cego'
Correio Braziliense
Publicação:05/10/2018 06:07
![Cena do filme 'Histórias que nosso Cinema (não) contava', dirigido por Fernanda Pessoa. (Pessoa Produções/Divulgação) Cena do filme 'Histórias que nosso Cinema (não) contava', dirigido por Fernanda Pessoa. (Pessoa Produções/Divulgação)](http://imgsapp.df.divirtasemais.com.br/app/noticia_133890394703/2018/10/05/160657/20181004152809382767i.jpg)
Cena do filme 'Histórias que nosso Cinema (não) contava', dirigido por Fernanda Pessoa.
Histórias que nosso cinema (não) contava
Em Histórias que nosso cinema (não) contava, a documentarista Fernanda Pessoa retrata a ditadura militar no Brasil por imagens e pelas histórias das pornochanchadas. Sucesso de público na década de 1970, as pornochanchadas não eram apenas filmes com teor cômico ou lascivo. Temas como a violência do Estado, a luta armada e a modernização permeavam os roteiros. O humor era uma arma constantemente utilizada para escapar da tesoura dos censores. Tudo isso é mostrado por meio de depoimentos e de várias cenas de arquivo em Histórias que nosso cinema (não) contava.
Os invisíveis
A Berlim de 1943 é cenário para Os invisíveis, filme de guerra em que os judeus precisam se anular para sobreviver ao massacre da Segunda Guerra Mundial. O quarteto de protagonistas Hanni Lévy (Alice Dwyer), Cioma Schönhaus (Max Mauff), Eugen Friede (Aaron Altaras) e Ruth Arndt (Ruby O. Fee) faz de tudo para que a estratégia dê certo. Vale fingir ser uma viúva de guerra, falsificar documentos, arranhar um alemão, e se infiltrar num grupo de resistência.
Ponto cego
Em Ponto cego, a liberdade condicional de Collin (Daveed Diggs) está prestes a acabar. Uma troca de tiros entre policiais e bandidos, porém, quase põe tudo a perder. Graças ao amigo de infância Miles (Rafael Casal), Collin consegue não se envolver. Ao mesmo tempo em que o episódio os aproxima, expõe o quanto eles pensam de maneiras opostas sobre vários assuntos, especialmente os ligados às causas sociais.