Brasília-DF,
25/ABR/2024

'O primeiro homem' mostra a corrida espacial dos anos 60 nas telonas

Novo filme do diretor de 'La La Land' fala da chegada do homem à Lua com boas atuações e roteiro que educa e diverte

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ricardo Daehn Publicação:19/10/2018 06:01Atualização:19/10/2018 08:49

Ryan Gosling vive um Neil Armstrong discreto de forma eficiente (Jessica Quinalha/NBCUniversal)
Ryan Gosling vive um Neil Armstrong discreto de forma eficiente

 

Como é praxe nas conversas de hoje, especialmente as voltadas à política, a citação de um movimento pendular se inscreve na história por trás de O primeiro homem, de Damien Chazelle. As sistemáticas perdas de terreno para os astronautas russos impulsionam a gana dos colegas ianques beneficiados pela sede de disputa da população liderada pelos governos de John F. Kennedy, Lyndon B. Johnson e Richard Nixon.

 

Nos idos de 1961, em meio a testes como um piloto desastrado, desponta Neil Armstrong (um discreto e mais do que eficiente Ryan Gosling). Talhado para ter uma "posição privilegiada" e recriar perspectivas domésticas e profissionais, Armstrong não perde a oportunidade, ao saber de recrutamento da Nasa.

 

Confira as sessões 

 

Na base da tranquilidade, ele vai estratificando o desempenho ímpar de astronauta que demove dificuldades extremas (entre as quais, as sucessivas perdas de colegas) e traumas experimentados com a mulher dele, Janet (Claire Foy, de talento reluzente). A cumplicidade efetiva alcançada pelos atores vem a ser um dos maiores méritos do novo filme do diretor de La La Land.

 

Entre questionamentos governamentais dos investimentos reservados aos "marujos do céu", agitações e bastidores para o futuro feito do passeio na Lua, O primeiro homem acerta no tom sem incorrer em patriotismo desmedido, caso de Apollo 13, ao circundar a figura de Armstrong, o autor da célebre frase, até hoje retumbante: "Um pequeno passo para um homem, um salto gigantesco para a humanidade".

 

Para cada comemoração de alguma missão exitosa, no Centro de Controle (em Houston), Damien Chazelle sabe creditar o peso da responsabilidade e da superação individual demandada, sem nunca perder de horizonte ápices de tensão e de eventuais acidentes.

 

O nível de detalhamento dos preparativos da equipe que sondará a Lua é impressionante, e segue um andamento de dinâmico documentário calcado na visão de como tudo era muito rudimentar no deslocamento da Apollo 11 rumo à Lua, em 1969. Entre críticas de pessoas como Kurt Vonnegut e queixas sociais nas músicas de protesto da época, o aprofundado domínio do roteirista Josh Singer, que concentra em pouco mais de duas horas fatos de oito anos, faz de O primeiro homem um bom exemplar de cinema que elucida e educa. 

 

Confira o trailer: 

 

 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK

BARES E RESTAURANTES