'O primeiro homem' mostra a corrida espacial dos anos 60 nas telonas
Novo filme do diretor de 'La La Land' fala da chegada do homem à Lua com boas atuações e roteiro que educa e diverte
Como é praxe nas conversas de hoje, especialmente as voltadas à política, a citação de um movimento pendular se inscreve na história por trás de O primeiro homem, de Damien Chazelle. As sistemáticas perdas de terreno para os astronautas russos impulsionam a gana dos colegas ianques beneficiados pela sede de disputa da população liderada pelos governos de John F. Kennedy, Lyndon B. Johnson e Richard Nixon.
Nos idos de 1961, em meio a testes como um piloto desastrado, desponta Neil Armstrong (um discreto e mais do que eficiente Ryan Gosling). Talhado para ter uma "posição privilegiada" e recriar perspectivas domésticas e profissionais, Armstrong não perde a oportunidade, ao saber de recrutamento da Nasa.
Na base da tranquilidade, ele vai estratificando o desempenho ímpar de astronauta que demove dificuldades extremas (entre as quais, as sucessivas perdas de colegas) e traumas experimentados com a mulher dele, Janet (Claire Foy, de talento reluzente). A cumplicidade efetiva alcançada pelos atores vem a ser um dos maiores méritos do novo filme do diretor de La La Land.
Entre questionamentos governamentais dos investimentos reservados aos "marujos do céu", agitações e bastidores para o futuro feito do passeio na Lua, O primeiro homem acerta no tom sem incorrer em patriotismo desmedido, caso de Apollo 13, ao circundar a figura de Armstrong, o autor da célebre frase, até hoje retumbante: "Um pequeno passo para um homem, um salto gigantesco para a humanidade".
Para cada comemoração de alguma missão exitosa, no Centro de Controle (em Houston), Damien Chazelle sabe creditar o peso da responsabilidade e da superação individual demandada, sem nunca perder de horizonte ápices de tensão e de eventuais acidentes.
O nível de detalhamento dos preparativos da equipe que sondará a Lua é impressionante, e segue um andamento de dinâmico documentário calcado na visão de como tudo era muito rudimentar no deslocamento da Apollo 11 rumo à Lua, em 1969. Entre críticas de pessoas como Kurt Vonnegut e queixas sociais nas músicas de protesto da época, o aprofundado domínio do roteirista Josh Singer, que concentra em pouco mais de duas horas fatos de oito anos, faz de O primeiro homem um bom exemplar de cinema que elucida e educa.
Confira o trailer: