WiFi Ralph - Quebrando a internet explora o universo da world wide web
Seis anos depois do lançamento do primeiro filme, o ex-vilão Detona Ralph está de volta às telonas com longa que se aproveita dos avanços tecnológicos
Em 2012, a Disney agradou crítica e audiência com o lançamento da animação Detona Ralph. O filme, que arrecadou mais de US$ 470 milhões em bilheteria, apresentou o vilão de videogame Ralph, que, cansado de destruir um edifício que é consertado pelo herói Félix com um machado mágico, foge do universo dos games para tentar conquistar o título de mocinho.
Devido à boa repercussão do primeiro filme, havia uma expectativa em torno da sequência, que chegou às telonas seis após a estreia da primeira história nos cinemas. Em WiFi Ralph: Quebrando a internet, a produção leva em conta as mudanças dos últimos anos, como a evolução da tecnologia e o crescimento do mercado de games, ambos influenciados pela disseminação e democratização da internet no mundo.
Dentro desse contexto, o longa-metragem traz Ralph entrando no universo da web após a amiga Vanellope von Schweetz ter o volante do jogo Corrida Doce danificado e tendo como única alternativa adentrar a internet atrás de um novo.
A dupla descobre que existe uma versão do item disponível no eBay, site de comércio eletrônico fundado nos Estados Unidos e similar a portais mais conhecidos no Brasil como OLX e Mercado Livre. Mas, conseguir esse volante não será uma tarefa fácil para os dois que precisarão jogar um jogo da internet para ganhar dinheiro suficiente para ter direito ao item.
Contexto atual
Em momentos como este, a produção traz referências do mundo atual, em que vários jogos da web necessitam que o jogador conquiste "moedas" ou até mesmo pague do próprio bolso para liberar próximas fases. Inclusive, a atualidade dá o tom do filme, que cita YouTube, Buzzfeed, Instagram e WhatsApp em diversos momentos.
Para retratar o universo da internet, o longa-metragem cria uma espécie de cidade, onde Ralph e Vanellope começam essa busca ao tesouro antes que o jogo de fliperama “morra” de vez.
O visual dessa cidade e do filme, em geral, chama atenção e tem sido elogiado pela crítica internacional, que destaca ainda a relação entre Ralph e Vanellope, que, na versão original são dublados pelos atores John C. Reilly e Sarah Silverman — já no Brasil, os cargos ficaram com Tiago Abravanel e MariMoon, respectivamente.
Outro ponto alto apontado pela crítica internacional é a referência a outros filmes da Disney, como a presença das princesas Cinderela, Branca de Neve e Merida, e a citação ao universo de Star wars. WiFi Ralph — Quebrando a internet tem sido classificado como um filme abaixo do primeiro. Mesmo assim, com diversão e reflexões garantidas ao espectador. Uma boa opção para as férias!