Brasília-DF,
20/MAI/2019

Filme biográfico de Mussum traz depoimentos de colegas e questões sobre a fama, que dura até hoje

'Mussum, um filme do Cacilds' tem direção de Susanna Lira e narração de Lázaro Ramos

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ricardo Daehn Publicação:05/04/2019 06:01

O samba era uma das grandes paixões de Mussum (Modo Operante Produções/Divulgação)
O samba era uma das grandes paixões de Mussum

Da capacidade de multiplicar casamentos (com direito a cinco filhos) ao dom de beber cerveja e se avançar em garrafas de cachaça largadas em despachos, muito da vida de Antônio Carlos Bernardes (o Mussum) soa a surpresa. Autora do aplaudido Torre das donzelas, a diretora Susanna Lira consegue expor, em Mussum, um filme do Cacildis, muitas questões atreladas ao incansável mangueirense que “teve estresse” e morreu afastado do samba que tanto amou, em 1994, de biocardiopatia dilatada.

 

Um dos primeiros negros a fazer sucesso — vide a fama que até hoje ecoa, no meio da internet, e de estar em 17 das 50 maiores bilheterias do cinema —, Mussum (nome dado por Grande Otelo) ganha um bom retrato, apesar de o recurso cansativo da linguagem narrativa plasmada de Ilha das Flores (premiado curta de 1989). O roteiro é de Michel Carvalho e Bruno Passeri, com narração de Lázaro Ramos.

 

Confira as sessões! 

 

“Ele veio pronto”, sentencia o amigo Renato Aragão, ao falar do parceiro. “Em pé, sem cair; deitado, sem dormir; sentado, sem cochilar — fazendo posis”, como Mussum declara, ele tem não apenas a veia de humorista exposta. —  tanto que a mais bela passagem talvez toque a educação informal repassada para a mãe, a empregada doméstica Malvina.

 

Mecânico, militar, tocador de reco-reco, periférico, e, segundo o pesquisador e cineasta Joel Zito Araújo, “um preto que não gostava de ser chamado assim”, Mussum segue propagando a inquietação, a militância e a alegria daquele parceiro de Jair Rodrigues e músico criativo do grupo Os Originais do Samba.

 

Assista ao trailer! 

 

 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK

BARES E RESTAURANTES