Brasília-DF,
17/MAR/2024

'Histórias assustadoras para contar no escuro' chega aos cinemas

A produção conta com as macabras ilustrações de Stephen Gammell

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ricardo Daehn Publicação:09/08/2019 06:01Atualização:08/08/2019 18:50

A fita é dirigida pelo norueguês André Overdal (Diamond Films/divulgação)
A fita é dirigida pelo norueguês André Overdal

 

Histórias que, repetidas, curam ou machucam, interferindo na realidade. Nesses termos, em meio aos rituais de Halloween, na pequena Mill Valley dos anos de 1960, o diretor norueguês André Overdal (A autópsia) ambienta o longa que presta reverência aos textos de Alvin Schwartz, macabramente ilustrados por Stephen Gammell. Com citação direta ao mestre do terror no cinema George A. Romero, o longa explora ambientes de drive-in, de histeria política (com os Estados Unidos interferindo no Vietnã), com lembrança dos livros queimados em praças públicas da teatral As bruxas de Salém, e ainda acoplando discriminação ao “imigrantezinho” Ramón (papel de Michael Garza). Vale a lembrança que o mexicano Guillermo Del Toro é produtor da fita.

 

Sessões no cinema  

 

Um livro, de fato, escrito com derramamento de sangue embala o enredo a cargo de roteiristas envolvidos em filmes de sucesso como Jogos mortais e Uma aventura Lego. Remorso é algo que envolve a protagonista Stella (Zoe Colletti), prestes a sentar em frente à máquina de escrever e dar vazão à criatividade que carrega. São, entretanto, os monstros que desfilam ao longo das tramas que alargam o medo inerente ao filme. O espantalho Harold é exemplar: lento, com aspecto rudimentar e estalos, a cada passo, ele é imbatível. Há ainda o Homem Furioso (contorcido e com trejeitos do Venom visto no cinema), o doberman silencioso e uma criatura que reclama pelo dedão jogado como ingrediente numa sopa caseira. A gravação sonora de sessão de tortura com choques também não dá alívio.

 

Um tanto longo demais, o filme que descreve a cidade que entrou no mapa dada a avalanche de crimes tem como elementos de humor a convivência mantida pelos amigos Chuck (Austin Zajur, meio excessivo na forçação de gags) e Auggie (Gabriel Rush). Tratando de vingança, de fundamentalismo na criação de filhos, de lendas urbanas e de casas mal-assombradas, Histórias assustadoras deixa marcas, num ambiente rural, em que livros, palhas e até espinhas ganham outras dimensões. Bizarro.

 

Confira o trailer 

 

 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK

BARES E RESTAURANTES