'Torre das donzelas' apresenta relatos de mulheres que foram presas na ditadura
Documentário conta com o depoimento da ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff
A vez delas finalmente chegou. Quarenta anos após a prisão estabelecida pela ditadura militar brasileira, as mulheres que ficaram em penitenciária feminina contam as histórias e relatam os momentos no documentário nacional. Sob a direção de Susanna Lira, Torre das Donzelas — nome do filme e que também nomeava o local em que as mulheres eram mantidas sem liberdade — conta com a participação da ex-presidente da República Dilma Rousseff, que estava no grupo de pessoas presas.
Confira as sessões nos cinemas
O documentário redireciona as situações que historicamente remetem aos homens como a opressão, a guerra e a tortura para o contexto feminino. A repressão militar que fez milhares de mulheres sofrerem no território brasileiro é exposta no filme, a partir dos relatos de quem passou por isso. Sendo a maioria das personagens idosas, a franqueza e os traumas permanentes são expostos com um misto de resistência e tristeza.
Com histórias que não se repetem e não seguem uma trajetória linear, o enredo acaba por se encontrar nos fatos que coincidem entre as mulheres. Torre das Donzelas traz fortes depoimentos verdadeiros sobre a história do Brasil.
Assista ao trailer de Torre das donzelas