Brasília-DF,
26/ABR/2024

Longa 'Meu nome é Daniel' conta a história de um cara de atitude

O documentário é o primeiro longa-metragem brasileiro dirigido por um cineasta com deficiência física

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ricardo Daehn Publicação:18/10/2019 06:05Atualização:17/10/2019 20:31
'Meu nome é Daniel': primeiro longa-metragem brasileiro dirigido por um cineasta com deficiência física (Marcelo Santos Braga/Divulgação)
'Meu nome é Daniel': primeiro longa-metragem brasileiro dirigido por um cineasta com deficiência física

Esqueça qualquer dose de trama de superação, qualquer pitada de anuência a endossar piedade: o documentário feito em primeira pessoa de Daniel Gonçalves, que, aos 35 anos, convive com deficiência física até hoje nunca diagnosticada, traz a honestidade como marca. É como o próprio cineasta sublinha: não é a deficiência que o define. O diretor é, na verdade, um cara de atitude. 
 
 

Numa perspectiva que abraça várias fases da vida do protagonista, impressiona a onipresença da câmera e dos meios audiovisuais no dia a dia dele, sempre protegido e estimulado por família participativa, em comovente (e natural) registro. Desde um esforço no vestir de uma camiseta até a convivência com entraves, a figura batalhadora e simpática de Daniel domina cada quadro do documentário. 

Há espaço para humor (quando Daniel se vê agitado, em meio à festa rave), para confissões (nas cenas em que o diretor/personagem explica dos maus bocados em relacionamentos amorosos) e até mesmo reflexão, à medida que ele assume suplantar de empecilhos, dada condição socioeconômica da família. É sob o olhar de cada espectador que o realizador se afirma como cidadão digno e intrigante, quando abraça desafios como o da escalada (que serve à luva para maior desenvolvimento da capacidade motora). Sabiamente, Daniel não embute discursos que redundem seu cotidiano, sua grandeza como ser humano e suas saborosas conquistas.
 
Confira os horários e as sessões disponíveis aqui

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK

BARES E RESTAURANTES