Brasília-DF,
20/NOV/2019

Ilustrações em destaque no filme 'A cidade dos piratas'

Otto Guerra e a ilustradora Laerte Coutinho são as estrelas da produção

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ricardo Daehn Publicação:01/11/2019 06:01Atualização:31/10/2019 17:31
Laerte é artista que impulsiona toda a nova obra de Otto Guerra
 (Lança Filmes/Divulgação)
Laerte é artista que impulsiona toda a nova obra de Otto Guerra


Não é apenas na direção de arte e na participação no roteiro do mais recente trabalho de Otto Guerra que a cartunista e ilustradora Laerte Coutinho dá as caras. Verdadeira razão de ser de A cidade dos piratas, Laerte — protagonista de uma eterna vontade de metamorfose —, tendo assumido o hábito do crossdressing e o estreitamento da vivência transgênera, ainda deu combustível extra para o filme: simplesmente renegou uma criação do passado, os Piratas do Tietê, a princípio, o norte central para a obra de Guerra.

Brota daí, a tonalidade de incertezas de uma produção de cinema; vertente que passa a ser explorada pela fita. A fragmentação e uma linguagem pouco linear já fazia parte do diretor de outra animação recente chamada Até que a Sbórnia nos separe (2014). Ousado, Guerra já tinha sido na dedicação ao longa Rocky e Hudson: os caubóis gays (1994). Agora, numa massaroca visual, ele readéqua um projeto quase desfigurado.

Confira as sessões disponíveis
.

Não deixa de lado a celebração do talento, junto com a densa crítica política, sempre denotada por Laerte. Tratando de decisões decorrentes da atual quebra de amarras de Laerte, o roteiro investe, abstratamente, em temas atuais como o policiamento, a expectativa de padronização (em campos sexuais e de castração) e uma politicagem torpe, à frente de reflexos sociais nefastos. Mas é muito justo com o espectador alertar de que se trata de uma obra sem começo, meio e fim. Tudo se faz presente e agora, longe de ordenamentos ou medidas harmônicas. Bem bagunçado, meio desconjuntado; mas é uma bagunça efervescente e provocativa.




COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK

BARES E RESTAURANTES