Brasília-DF,
26/ABR/2024

'Entre facas e segredos' homenageia o suspense clássico com doses de humor

Nome atrelado a sucessos como 'Star Wars - Os últimos Jedi', Rian Johnson crava um suspense cômico aos moldes de Agatha Christie

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ricardo Daehn Publicação:13/12/2019 06:06Atualização:12/12/2019 20:25
O novo longa do diretor Rian Johnson obteve três indicações aos prêmios do Globo de Ouro (Lionsgate/Divulgação)
O novo longa do diretor Rian Johnson obteve três indicações aos prêmios do Globo de Ouro
Uma poça de sangue, um forte indicativo de suicídio, mas infinitas versões para a morte do magnata da escrita do terror: o patriarca Harlan Thrombey (interpretado pelo soberbo Christopher Plummer). No misto de comédia e suspense Entre facas e segredos, com roteiro e direção de Rian Johnson, muitos são os suspeitos. Um objeto de estimação de Harlan entrega sua imponência, ao vermos ele empunhar a xícara com os dizeres "minha casa, minhas regras, meu café". Prestes a celebrar o aniversário de 85 anos, muito da afeição dele é depositada na enfermeira Marta (Ana de Armas, indicada ao Globo de Ouro de melhor atriz).

Figura expressiva na solução de toda a conjuntura criminal que cerca a mansão de Harlan (comparada a um tabuleiro de Detetive, na visão de um dos personagens), o detetive particular Benoit Blanc serve como espécie de consultor — ou, como prefere, de "observador passivo" — da cruel realidade com pistas falsas plantadas por "abutres" que aguardam a leitura do testamento do milionário. Na vida do homem que rendeu a venda de 80 milhões de exemplares de livros traduzidos em 30 línguas, coube a convivência com fauna estranhíssima.
 
Confira as sessões aqui 

Na filha Linda (Jamie Lee Curtis), Harlan se viu renascer, dada a garra dela, que espelha suas qualidades. Entretanto, Linda se casou com Richard (Don Johnson), um bom vivant com que teve o filho Ransom (Chris Evans, o Capitão América do cinema), ambos figuras de pouca confiança. Ainda no ciclo familiar da produção que tem ares do drama Álbum de família se destacam o filho Walt (Michael Shannon), que administra a editora e um enxerto na família chamado Joni (Toni Collette, de O sexto sentido). Joni, por sinal, responde por bons momentos de risadas no filme.

Numa participação pouco convincente (com sotaque sem sentido e nada engraçado), o James Bond da telona Daniel Craig dá vida ao onisciente personagem Benoit Blanc, que se assume bisbilhoteiro e bastante invasor na antiga propriedade de Harlan Thrombey transformada num verdadeiro palco de guerra em família.

Explorando um roteiro interessante — que discute até mesmo o lado imprescindível dos imigrantes, numa sociedade em "que fizeram o trabalho (pesado)" —, o mesmo diretor de Looper (2012) e do mais recente exemplar de Star Wars, Os últimos Jedi (2017), Rian Johnson (também roteirista) perde o fio da meada ao apostar em pequena insensatez em parte da trama. O lado menos engraçado recai sobre a personagem de Ana de Armas — com sessões de vômito incontido, quando escuta mentiras ou argumentos inconsistentes sobre o crime que presenciou.
 
 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK

BARES E RESTAURANTES