Brasília-DF,
19/ABR/2024

Premiado em Cannes, 'Uma mulher alta' remonta o pós-guerra na Rússia

O filme de Kantemir Balagov está cotado para ser o candidato da Rússia ao Oscar de melhor filme estrangeiro

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ricardo Daehn Publicação:13/12/2019 06:01Atualização:12/12/2019 20:30
'Uma mulher alta': reconhecimento para o  drama assinado pelo jovem diretor Kantemir Balagov (Supo Mungam Films/Divulgação)
'Uma mulher alta': reconhecimento para o drama assinado pelo jovem diretor Kantemir Balagov

Vencedor do prêmio de melhor direção no segmento Um Certo Olhar (do Festival de Cannes), Kantemir Balagov, aos 28 anos, tem chances fortes para cravar a oitava indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro para a Rússia, numa história de namoro da estatueta que já dura 27 anos. Uma mulher alta (o filme de Balagov) tem como produtores os mesmos que cravaram indicações para os recentes Leviatã e Sem amor. Conhecem Hollywood, e vice-versa.
 
 

Inspirado num premiado livro de Svetlana Akeksiévitch (vencedora de prêmio Nobel) chamado A guerra não tem rosto de mulher, o segundo longa de Kantemir Balagov tem como estrelas Viktori Miroshnichenko, na pele de Iya, e Vasilisa Perelygina que dá vida à personagem Masha. Em pouco mais de duas horas de narrativa, ambas têm um acerto de contas com um esperado filete de felicidade: vivem o ano de 1945 como vencedoras da luta pela vida numa Leningrado que presenciou o desfecho da Segunda Guerra.

Apesar de todos dramas experimentados pelas personagens, um dos grandes pontos de vista de Balagov foi o de defender cores vivas no desenrolar da trama de Uma mulher alta. Na corrente de jovens talentos escalados para o filme, coube à diretora de fotografia Ksenia Sereda imprimir uma atmosfera viva — um dos aspectos mais valorizados pela crítica internacional.
 
Confira os horários e as sesões disponíveis aqui
Tags: cinema

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK

BARES E RESTAURANTES