Brasília-DF,
17/MAR/2024

'Synonymes' destaca a persuasão pessoal e corporal em cena

O enredo tem como foco o personagem israelense Yoav, que decide renegar todos os resquícios de sua formação hebraica

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Ricardo Daehn Publicação:17/01/2020 06:01Atualização:17/01/2020 12:39
Tom Mercier domina cada plano do filme de Nadav Lapid: fuga descontrolada ao repatriamento israelense (Fênix Filmes/Divulgação)
Tom Mercier domina cada plano do filme de Nadav Lapid: fuga descontrolada ao repatriamento israelense

Veio do Festival de Berlim o prêmio máximo recebido pelo longa Synonymes (de Nadav Lapid) que dá enorme status para franceses e sua visão democrática. Isso, ao menos na observação do protagonista, vivido com maestria por Tom Mercier, o israelense Yoav — que pretende renegar todos os resquícios de sua formação hebraica. Desde o pôster do filme (uma coprodução entre França, Israel e Alemanha), que apresenta Yoav de posse de armamento fictício, percebemos a postura combativa dele. Longe de acalentar heroísmo, Yoav tem como modelo assumido Heitor, o príncipe troiano derrotado por Aquiles. Desarmado, ele usa um sobretudo quase como couraça, armadura. É das poucas posses que tem.

Mais do que os fins, são os meios (e valores) que pesam para Yoav. O filme que ganhou o Urso de Ouro mostra o protagonista em embate com a identidade — de dicionário em punho (daí o sinônimos extraído do título), está decidido a vencer, em agitado cotidiano por Paris, ao mesmo tempo em que pretende se despir da primeira cultura. Como companheiro de peleja, ele tem o colega Yaron (Uria Haiyk) que, numa marcante cena em um ônibus, obriga desconhecidos a assimilar sua existência. É praticamente o prenúncio de uma atitude radical de Yoav que, a dado momento, exigirá: "Povo da França, olhe para mim!". Vale ressaltar que, sem dinheiro, Yoav não goza do refinamento gastronômico exaltado na França, e nem sequer tem como se proteger do frio.

Confira as sessões disponíveis

Com uma expressão corporal fora do comum, Mercier comunica. Tem pressa em se imiscuir junto aos amigos feitos na França, entre os quais o aspirante a escritor Émilie (Quentin Dolmaire), e a namorada desse, Caroline (Louise Chevillotte), uma musicista. Ao passo em que há harmonia no trio, a narrativa escrita traceja o estilo de Jean-Luc Godard, permitindo muita liberdade (inclusive sexual). Synonymes, em última instância trata da difícil arte de se reinventar.





COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK

BARES E RESTAURANTES