Brasília-DF,
26/ABR/2024

'Você não estava aqui' mostra dura realidade do subemprego na era dos apps

Longe do discurso da meritocracia, diretor de 'Eu, Daniel Blake' mostra as problemáticas por trás de aparentes soluções ao desemprego

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Pedro Ibarra* - ** Publicação:28/02/2020 06:07Atualização:27/02/2020 19:43
Em 'Você não estava aqui', mostra o lado duro das mudanças na relação de trabalho (BBC films/Divulgação)
Em 'Você não estava aqui', mostra o lado duro das mudanças na relação de trabalho
O mundo vive uma crescente do trabalho informal. Com o desemprego em alta, pessoas precisam buscar soluções para conseguir o ganha-pão diário. Aplicativos de entrega de comida, de motoristas particulares e contratos sem legislação trabalhista são opções para famílias terem o dinheiro necessário para pagar as contas no fim do mês.
 
Confira aqui as sessões 
 
Estreia da semana, Você não estava aqui retrata na ficção o que é um problema latente na realidade. O filme apresenta a luta de Ricky Turner, endividado desde a crise de 2008, que encontra em uma empresa terceirizada de entregas a oportunidade de melhorar as condições de vida dele e da própria família.

No entanto, o que parece ser uma história de superação pelo mérito, se coloca como um drama familiar devido às condições em que o protagonista precisa se colocar para tirar o sustento da casa.

A produção tem atrás das câmeras Ken Loach, diretor do refinado Eu, Daniel Blake, e, no papel principal, a estreia de Ken Hitchen em longas-metragens.


 
Debbie Honeymoon, intérprete de Abbie Turner, também aparece pela primeira vez nas telonas, assim como Rhys Stone e Katie Proctor, as duas crianças do casal.

O drama carregado rendeu a indicação do filme a Palma de Ouro em Cannes, no mesmo ano de Parasita e Bacurau. Apesar de um elenco estreante, o longa concorreu também a melhor filme britânico no Bafta de 2020 e foi sucesso de crítica.

*Estagiário sob supervisão de José Carlos Vieira


COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK

BARES E RESTAURANTES