Brasília-DF,
20/ABR/2024

Chef Maximiliano Summo ensina a fazer a tradicional salada caprese

Apesar do número reduzido de ingredientes, a salada caprese pode ser considerada uma refeição

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Mariana Vieira - Especial para o Correio Publicação:06/09/2013 06:25
Maximiliano Summo: a salada caprese tem um preparo tradicional e simples (Ed Alves/CB/D.A Press)
Maximiliano Summo: a salada caprese tem um preparo tradicional e simples

A Itália são muitos países. A “botinha” no mapa europeu é considerado um dos grandes berços da gastronomia, com receitas típicas de regiões e cidades como a Sicília, Milão e Piemonte. Mas é de uma de suas ilhas, Capri, no golfo de Nápolis, que vem uma receita típica deste país que leva as cores da bandeira e ingredientes locais: a insalata caprese. Rodelas de tomate italiano, muçarela de búfala e folhas de alfavaca estão entre os ingredientes básicos, mas as releituras e possibilidades são infinitas e o preparo é facílimo!

O chef Maximiliano Summo, professor de cozinha avançada no curso de gastronomia do Iesb, assegura que se trata de um clássico da cozinha mediterrânea. “Às vezes os alunos querem dar um toque pessoal à receita, acrescentando ingredientes como cebola roxa e molho pesto, mas deixa de ser a salada caprese e vira apenas uma inspiração para novos pratos”, reflete.

A “salada capri” tem um preparo tradicional. Ao contrário de outros pratos italianos que levam o manjericão, o verde da caprese vem de outra erva. “A alfavaca fresca é usada no lugar do manjericão por ter folhas mais largas, macias e suculentas”, explica. Para não oxidar as folhas, o chef dá uma dica: “Lave e separe com as mãos, sem usar faca.” Outra recomendação é que o tomate, do tipo italiano, esteja maduro. “Dê preferência para o orgânico, que tem um sabor mais acentuado.” Outra opção para o prato é o tomate cereja cortado em metades; a muçarela de búfala pode ser substituída por outro queijo fresco, como o de cabra e o minas frescal.

Apesar do número reduzido de ingredientes, a salada caprese pode ser considerada uma refeição. “É completa; tem a proteína da muçarela fresca. Vai bem com uma cepa suave de vinho tinto ou mesmo um chardonnay”, completa.

Para finalizar, azeite extra virgem, sal marinho e pimenta do reino moída na hora. Bravo!

Assista ao vídeo com a preparação da salada

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK