Brasília-DF,
17/MAR/2024

Sommelier indica como harmonizar pratos com diversos sabores da cerveja

Mustafa adverte: quem quiser conhecer novas sensações precisa sair da zona de conforto

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Mariana Vieira - Especial para o Correio Rebeca Oliveira Publicação:01/11/2013 06:02Atualização:31/10/2013 13:03

Leonardo Mustafa comemora a chegada das cervejas especiais nas prateleiras de empórios e supermercados (Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
)
Leonardo Mustafa comemora a chegada das cervejas especiais nas prateleiras de empórios e supermercados

Leonardo Mustafa é sommelier de cervejas formado pelo curso do Senac em parceria com o Doemens Academy, tradicional escola de cervejeiros da Alemanha. Para o especialista, a experiência de harmonização de cervejas e comida deve ser prazerosa e multissensorial. “A cerveja muda o sabor do prato e vice-versa. E não estou falando apenas de pratos de alta gastronomia. Com um pouco de interesse sobre o assunto, é possível realizar ótimas refeições harmonizadas”, afirma.
Para Mustafa, uma boa dica inicial é variar na escolha dos rótulos. “Atualmente, temos diversas casas especializadas no assunto. Até os supermercados têm seções destinadas a cervejas especiais”, comemora. O especialista garante que não há segredo. Basta experimentar: “Com o passar do tempo, adquirimos uma maturidade no paladar. Além disso, cada pessoa vai descobrir as próprias preferências.”


Amarga, doce, ácida, encorpada, leve, complexa ou simples: Mustafa destaca que quem quiser conhecer novas sensações precisa sair da zona de conforto. O sommelier ressalta que é necessário respeitar a própria tolerância alimentar. A dica é explorar as diversas opções que o mundo das cervejas especiais oferece. “Procurar cervejas de outros estados, de outros países, com ingredientes que vão de rapadura a abóbora, com diferentes graduações alcoólicas… Todas ajudam muito a desenvolver a percepção sensorial”, finaliza.

Dica do especialista


Harmonização por similaridade


Em geral, cervejas leves combinam com comidas leves. Cervejas encorpadas e escuras costumam combinar com pratos mais robustos e pesados.

Harmonização por contraste


Contrapor pratos doces e cervejas amargas, ou vice-versa.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK