Brasília-DF,
25/ABR/2024

Movimento que estimula alimentação saudável propõe celebrar cultura gastronômica

A ideia é aproximar produtores e consumidores

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Flávia Franco Publicação:07/12/2013 10:01

Salada de orgânicos: o consumo de produtos sem fertilizantes e pesticidas cresce em todo o mundo ( Zuleika de Souza/CB/D.A Press)
Salada de orgânicos: o consumo de produtos sem fertilizantes e pesticidas cresce em todo o mundo

A alimentação sustentável será a protagonista de uma revolução celebrada mundialmente na próxima terça-feira. O Terra Madre Day reúne pessoas em eventos ao redor do mundo para degustar produtos locais e orgânicos e reforçar a importância das bagagens culturais e das propriedades nutritivas vinculadas a eles. As comemorações, que começaram em 2004, fazem parte do slow food, que busca cultivar o consumo de alimentos tradicionais produzidos localmente e fortalecer a relação entre produtores e consumidores. Brasília, onde o movimento ganha cada vez mais força, também fará parte das comemorações, que serão estendidas até o fim de semana em várias cidades do mundo.

“O Terra Madre Day nada mais é do que a celebração do dia da nossa terra mãe”, explica Alessandra Brandt, uma das representantes do slow food em Brasília. A gastrônoma explica que a ideia do movimento, assim como da comemoração, é fazer um resgate da cultura alimentar, acompanhando desde a origem do alimento até o momento em que ele chega à mesa. “Queremos trazer outros aspectos da alimentação, como o cultural e o ideológico”, afirma.

Em busca de oferecer aos clientes um pouco da cultura brasileira, Rita Medeiros inseriu um cardápio de almoço na Sorbê. A sorveteria conhecida pelos sabores típicos do cerrado agora oferece pratos que apresentam características brasileiras, como a combinação do arroz com o feijão. “Não servimos sempre o mesmo. Todos os ingredientes são adquiridos no próprio dia, de maneira a preservar a integralidade dos ingredientes”, explica.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK