Brasília-DF,
19/ABR/2024

Confeiteiro da Belini ensina como fazer o tradicional bolo de reis

A iguaria preparada com frutas cristalizadas, nozes e outras especiarias

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Vinicius Nader Publicação:03/01/2014 06:08

Para Jonas Reis a receita do bolo de reis não é complicada (Bruno Peres/CB/D.A Press)
Para Jonas Reis a receita do bolo de reis não é complicada

Seis de janeiro é Dia de Reis, que marca a visita dos três reis magos ao recém-nascido menino Jesus. Reza a tradição que nessa data devem ser desarmados os presépios e as árvores de Natal e é também o melhor momento para saborear o bolo de reis, iguaria preparada com frutas cristalizadas, nozes e outras especiarias.

Dentro do bolo, costuma-se esconder um brinde que pode ser um bonequinho, uma fava ou mesmo uma aliança. Reza a lenda que quem encontrar o mimo tem um ano farto garantido — e, no caso da aliança, será o próximo da mesa a se casar — além de ficar responsável pela continuidade da tradição no ano seguinte.

Na padaria e confeitaria Belini, o bolo de reis é feito sob encomenda, oferecido a R$ 23, o quilo. Vale ressaltar que os bonecos e brindes que serão escondidos no bolo devem ser levados pelo cliente. Confeiteiro da casa há quase 20 anos, Jonas Reis explica que a receita não tem nada de complicada. “É só juntar os ingredientes na batedeira e esperar crescer antes de assar”, conta.

O confeiteiro revela, porém, alguns segredos do preparo. Um deles é deixar as frutas cristalizadas, as nozes e as passas que serão usadas no recheio de molho no vinho do Porto por cerca de meia hora. Outra dica é acrescentar à massa raspas de laranja ou limão. “Esse toque dá um gostinho especial à receita. Mas tem que tomar cuidado para não colocar demais. A raspa de uma fruta já é o suficiente”, ensina.

Para finalizar, Jonas não descuida da apresentação e enfeita o bolo com casca de laranja, pasta de açúcar e cerejas, além de frutas cristalizadas e amêndoas.


    • 03/01/2014
    • Gastronomia - Confira a receita do bolo de reis da Belini
descrição

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK