Brasília-DF,
21/SET/2021

Grande maioria das frutas mais consumidas no país têm origem em outros países

Os brasileiros, no entanto, se apropriaram dessas delícias e as acrescentam em receitas dos mais variados tipos, doces ou salgadas

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:29/03/2014 06:50Atualização:28/03/2014 22:11
Banana, coco, manga. Essas e outras frutas são a cara do Brasil, mas não são… brasileiras. Isso mesmo. Cores e sabores que são sinônimo da identidade cultural do país têm origem em outros lugares do mundo e só passaram a crescer em terras tupiniquins a partir da chegada dos portugueses. Essas três, por exemplo, vieram da Ásia. E não são exceção. Das 20 espécies mais consumidas pelos brasileiros no país, segundo um levantamento do Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf), 17 vieram de longe. A melancia é africana; a uva, europeia; o abacate, mexicano, e assim por diante (veja mapa).



“Várias frutas de origem estrangeira foram adotadas pelos brasileiros de forma que passaram a fazer parte do cotidiano nacional. Muitos nem sequer sabem que não são de origem nacional”, confirma Thiago Brandão, professor de gastronomia do Centro Universitário Iesb. Segundo o especialista, os exemplos são vários, e vão além da lista das 20 preferidas. Ele cita o exemplo da jaca, que no Nordeste é muito consumida, a ponto de ser vendida em saquinhos nas ruas. A iguaria é outra de origem asiática, vinda na Índia e da Malásia.

Leia mais notícias em Gastronomia

A chegada desses alimentos coincide mesmo com a colonização europeia. Os portugueses conseguiram reproduzir seus hábitos no Brasil graças à diversidade de clima e solo. Muitas técnicas de cultivo foram introduzidas e acabaram se sobrepondo ou foram adicionadas às indígenas. “É claro que, na falta de suas frutas e insumos, os colonizadores se utilizavam dos produtos locais. Foi daí que surgiu nossa culinária, cheia de influências portuguesas, africanas, indígenas etc”, conta Brandão.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK