Brasília-DF,
25/ABR/2024

Restaurante D'Lurdes traz cardápio inspirado em comida do interior

A chef Lourdes Cardoso aprendeu a preparar feijoada mineira, guarnecida de arroz, couve, farofa, torresmo e vinagrete de tomate no interior de Minas Gerais

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Flávia Franco Rebeca Oliveira Publicação:25/04/2014 06:07Atualização:24/04/2014 11:39

Meire e Lourdes Cardoso, do D'Lurdes, resgatam preparos com sabor caseiro  (Antonio Cunha/CB/D.A Press)
Meire e Lourdes Cardoso, do D'Lurdes, resgatam preparos com sabor caseiro
 

Muitas chefs trazem como referência almoços em família. São pratos cozidos em panelas de barro e com colher de pau, sem seguir receitas, mas usando a intuição como orientação. Receitas passadas através de gerações. É assim que Lourdes Cardoso, do D’Lurdes, aprendeu a preparar feijoada mineira, guarnecida de arroz, couve, farofa, torresmo e vinagrete de tomate ou a costelinha com mandioca, acompanhada de arroz, feijão e salada (R$ 15,90, para uma pessoa, e R$ 29,90, para duas pessoas).

Cozinheira desde os 11 anos, Lourdes trouxe suas receitas da pequena Alto Caporão, cidade do interior de Minas Gerais. “Muita gente me pergunta, por exemplo, como acertar o tempero de uma carne. Meu único truque é prestar bastante atenção no que estou fazendo”, comenta Lourdes. É assim que ela explica o sucesso da casa, que recebe até 2 mil pessoas no almoço. Enquanto esperam os comensais se deliciam com pães de queijo quentinhos, uma cortesia da família Cardoso. O restaurante é tocado pelo filho de Lourdes, Carlos Augusto, e pela nora, Meire.

Feijoada D’ Lurdes

Ingredientes

1kg de feijão preto

2kg de carne de porco fresca (1 rabo de porco partido em 4 pedaços; 2 pés de porco, partidos em 4 pedaços; o restantante em pernil, costelinha e lombo)

150g de paio cortado em rodelas

150g de calabresa cortada em rodelas

100g de bacon picado

130ml de óleo

2 cebolas grandes picadas

Folhas de louro a gosto

Salsinha e cebolinha a gosto

3 litros de água

Modo de fazer

Escolha e lave o feijão. Coloque 3 litros de água para ferver. Em seguida, adicione o feijão e reserve. Em outra panela, coloque óleo, alho a gosto e deixe refogar. Em seguida,  acrescente toda a carne e deixe por uns 20 ou 30 minutos até que fique dourada; Retire a gordura. Na sequência, coloque tudo na panela de pressão (carne e feijão). Se preferir, adicione o louro e deixe cozinhar por 30 minutos. Para finalizar, acrescente cebolinha e salsa.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK