Brasília-DF,
22/SET/2021

Chefs da cidade criam entradas, pratos principais e até sobremesas com batata

Inglesa, baroa, doce, asterix, atlas... O tipo de batata não importa - o fundamental é que ela esteja no prato; confira as opções

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Rebeca Oliveira Publicação:02/05/2014 06:00Atualização:02/05/2014 08:52
Entrada saudável: chips de batatas-doce e baroa e beterraba servidos com pão sem glúten no recém-inaugurado Duoo  (Iano Andrade/CB/D.A Press
)
Entrada saudável: chips de batatas-doce e baroa e beterraba servidos com pão sem glúten no recém-inaugurado Duoo

“Utilizada há mais de 7 mil anos, a batata ainda continua com o seu lugar cativo entre os cinco alimentos mais consumidos no mundo”, afirma Raphael Augusto de Castro e Melo, engenheiro de alimentos e pesquisador da Embrapa. Para o especialista, a popularidade do ingrediente vem da facilidade de plantio: as batatas se adaptam ao solo dos cinco continentes. Segundo ele, os tipos mais consumidos são inglesa, baroa e doce. A nutricionista Graice Kramer destaca que “todas são importantes fontes de nutrientes, principalmente de carboidratos, que dão energia”.

Para entender como as batatas ficaram tão presentes na gastronomia, basta fazer uma viagem no tempo. Mais precisamente, ao século 16 e ao início da era das Grandes Navegações. Os incas foram os primeiros a cultivá-las, antes de, em 1530, os europeus levarem o tubérculo para o Novo Mundo. Nada de amor à primeira vista: as batatas eram consideradas estranhas, a ponto de a Igreja Católica proibir o consumo. De lá para cá, muita coisa mudou — e a batata se tornou um dos itens mais admirados à mesa.

A equipe do Divirta-se Mais comprova que, se depender dos chefs da cidade, as batatas jamais perderão sua majestade. Fritas, assadas, cozidas ou ao forno; de requintados preparos à moda francesa a brasileiríssima comida de boteco, chegando até mesmo à sobremesa. Acompanhe como os brasilienses podem apreciá-las. Bom apetite.
Tags: celular

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK