Brasília-DF,
26/ABR/2024

Confira dicas valiosas para o preparo de um bom café

Mas como extrair o melhor do café gourmet sem precisar de um barista ou de maquinário complexo? Existem duas boas opções; veja quais são

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Mariana Vieira Publicação:15/08/2014 06:15
Pedro Lisboa, do Café Cristina, dá dicas para o preparo  a bebida (Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)
Pedro Lisboa, do Café Cristina, dá dicas para o preparo a bebida
O café não é a segunda bebida mais consumida do mundo à toa. Apenas atrás da água, o revigorante líquido é idolatrado em todo o planeta. Nunca foi tão fácil encontrar grãos de excelência no Brasil, e o consumidor daqui está atento às mudanças de mercado. Mas como extrair o melhor do café gourmet sem precisar de um barista ou de maquinário complexo?

Existem duas boas opções: o método de filtragem e o preparo na moka, cafeteira à pressão inventada na década de 1930. Segundo Pedro Lisboa, barista e sócio-proprietário do Café Cristina, "o sabor do café é determinado pela velocidade com que a água flui pelo filtro e pelo recipiente". Dessa forma, no caso do filtrado, vale ir com calma na hora de adicionar a água.

"Comece colocando água do centro para fora do filtro", explica. No caso da moka, a recomendação é adicionar a água até o ponto da válvula e manter sempre em fogo baixo, "para que a água não ultrapasse a temperatura e suba muito rápido", ensina. Confira abaixo dicas de preparo para os dois métodos:

Filtro
Prefira filtros de papel. O tecido é difícil de higienizar e pode acumular odores.
A moagem do grão deve ser intermediária, entre um grão de areia e a farinha de milho.
A água deve ser filtrada, de preferência mineral, em temperatura entre 90°C e 95°C. "Antes de entrar em ebulição. O ponto é quando bolinhas começam a se formar no fundo do recipiente", ensina Lisboa.
Observe a proporção: para fazer 200ml de café, utilize 1 colher de sopa (aproximadamente 15g) de café em pó.
Vá com calma! Jogue um pouco de água quente no filtro e só então coloque o pó. Vá adicionando água aos poucos, do centro para as laterais do filtro.

Moka
Adquirir um aparelho de boa qualidade. "As pessoas acabam perdendo com um artefato ruim porque o metal sem qualidade enferruja rapidamente", avalia.
Cuidado com a higienização do aparelho. Não utilize sabão ou detergente, pois pode ficar sabor e odor residual. Prefira água quente e um pano limpo.
Utilize água filtrada e encha o recipiente até a marca da válvula de pressão.
Na hora de medir o café, não compacte! Encha até a borda e nivele com o dedo, levemente.
Mantenha o fogo baixo durante todo o preparo.
Faça o café com a tampa aberta. "Isso permite visualizar quando o café para de subir continuamente e começa a soltar bolhas. É o sinal de que é hora de desligar", diz.

Confira galeria de fotos das dicas dadas.
    • 15/08/2014
    • Dicas para se fazer um bom café
descrição

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK