Brasília-DF,
17/MAR/2024

Nova onda nos shoppings da cidade, paleta mexicana é uma opção no calor

Além disso tem ainda sorvete, gelato, frozen yogurt

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Rebeca Oliveira Publicação:24/10/2014 06:50Atualização:24/10/2014 13:55

 (Divulgação)


O clima está implacável nas últimas semanas, não é mesmo? Brasília não tinha dias e noites tão quentes há anos, e, mesmo com a chuva, que alegra o brasiliense desde a segunda, a temperatura deve continuar alta, segundo previsão do Inmet. A hora é de recorrer a uma ajudinha gastronômica e de apelar para sorvete, gelato, frozen yogurt e à recém-chegada paleta mexicana, nova onda nos shoppings de Brasília.

Uma deliciosa opção e com preparo facílimo para serenar o calor do cerrado é o dindim — também conhecido como sacolé, chupe-chupe e juju. Ana Paula Mota, professora de gastronomia do Iesb, afirma que é possível fazer várias combinações com o gelado, que vão além do preparo básico, com água, polpa de frutas e açúcar.


“Trocar a água por iogurte e bater com a própria fruta deixa o dindim mais cremoso. Para quem prefere uma opção mais ousada, dá para inserir uma dose de cachaça ou de vodca, com suco de limão ou abacaxi. Fica uma delícia”, sugere. “Eles também podem ser incrementados se batidos com ervas e especiarias. Hortelã, manjericão e alecrim são ótimos complementos”, acrescenta Ana Paula.

No palito
A mais nova maneira encontrada pelo brasiliense de se refrescar, as paletas são picolés de origem mexicana. Em tamanho maior do que os encontrados por aqui, geralmente levam recheio que derrete a primeira mordida. O diferencial é a fabricação artesanal, que confere ao produto maior cremosidade. Kiwi, maracujá e cheesecake de morango são alguns dos sabores em que elas estão disponíveis. Abaixo, veja onde encontrar os saborosos palitos em Brasília.

- ONDE COMER
Helados Monterrey (2° piso, Park Shopping; Shopping Iguatemi e Shopping Conjunto Nacional), aberto de segunda a sábado, das 10h às 22h; e domingo, das 12h às 20h.


La Paleta (Vitrinni Shopping, Águas Claras; telefone 32970249), aberto de segunda a sábado, das 12h às 22h; e domingo, das 11h às 22h.


Los Paleteros (Shopping Conjunto Nacional, piso térreo; contato scn.brasilia@lospaleteros.com.br), aberto de segunda a sábado, das 10h às 22h; e domingo, das 12h às 20h.


Mex Paleteria (Shopping Pátio Brasil), aberto de segunda a sábado, das 10h às 22h; e domingo, das 12h às 20h.

Dicas
l Frutas como cupuaçu, morango e mamão combinam com leite, enquanto as cítricas abacaxi, mexerica e limão ficam melhor com água.

l Para um dindim mais encorpado, troque a polpa de fruta pela fruta in natura.

l Aos adultos, o conselho é substituir a água ou o leite por uma dose de cachaça, vodca ou saquê. Segundo Ana Paula Mota a vodca “não congela, deixando o dindim mais cremoso”.

l Para quem está de dieta, a professora sugere a troca do leite por dois copos de iogurte natural ou por chá-verde, que, de acordo com ela, tem a vantagem de ser desintoxicante. O açúcar também pode, facilmente, dar lugar ao adoçante.

RECEITA

DindiM - Rende 3 unidades

Ingredientes
l 1 polpa de fruta
l 500ml de água ou leite
l 2 colheres (sopa) de açúcar

Modo de fazer
Bata tudo no liquificador e coloque nos saquinhos próprios para dindin. Leve ao congelador por cinco horas e sirva.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK