Método ancestral de fabricar embutidos artesanais é destaque no El Manfredo
A casa é especializada em choripan - ou pão com linguiça
Rebeca Oliveira
Renata Rios
Publicação:29/05/2015 07:07
Trabalho meticuloso e que demanda horas de dedicação, o método ancestral de fabricar embutidos artesanais é a paixão de André Batista. A empolgação deu origem a um negócio: a marca Cacciatore Charcutaria.
Rapidamente, o chef passou a comercializar os produtos em diversos pontos de venda e a fornecer para chefs.
Em pouco tempo, a linguiça e a charcutaria caseira viraram tendência em Brasília. Atento a esse crescimento, André abriu o El Manfredo, endereço especializado em choripan — ou pão com linguiça — que comanda em sociedade com Aylton Tristão.
A casa trabalha com cinco tipos de linguiça. O cliente escolhe o sabor desejado e tem direito a um molho e dois acompanhamentos. A de bacon fica muito bem se acompanhada por chimichurri, rúcula e jalapeño (R$ 14,90), sugere André.
Entre as bebidas, as queridinhas do chef são as tubaínas, refrigerantes artesanais regionais comuns no Sudeste e no Nordeste. A Itubaína Retrô sai a R$ 4 (350ml).
Segundo o chef, são vários os diferenciais da linguiça artesanal em relação à industrializada.
“O teor de gordura é bem abaixo do encontrado nas linguiças vendidas em supermercado, que chega a 40%. Nas nossas não passam de 20%”, explica.
Outro fator importante é não usar nada além de proteína de porco para recheá-las. “Não utilizamos pele ou carnes mecanicamente separadas”, complementa o chef.
Quem quiser comer em casa pode levar as linguiças por R$ 20 (500g). Em breve, Batista expandirá a produção e passará a comercializar pastrami, salame e outros embutidos.
Choripan do El Manfredo, recheado com linguiça de bacon feita pelo chef André Batista
Trabalho meticuloso e que demanda horas de dedicação, o método ancestral de fabricar embutidos artesanais é a paixão de André Batista. A empolgação deu origem a um negócio: a marca Cacciatore Charcutaria.
Rapidamente, o chef passou a comercializar os produtos em diversos pontos de venda e a fornecer para chefs.
Em pouco tempo, a linguiça e a charcutaria caseira viraram tendência em Brasília. Atento a esse crescimento, André abriu o El Manfredo, endereço especializado em choripan — ou pão com linguiça — que comanda em sociedade com Aylton Tristão.
A casa trabalha com cinco tipos de linguiça. O cliente escolhe o sabor desejado e tem direito a um molho e dois acompanhamentos. A de bacon fica muito bem se acompanhada por chimichurri, rúcula e jalapeño (R$ 14,90), sugere André.
Entre as bebidas, as queridinhas do chef são as tubaínas, refrigerantes artesanais regionais comuns no Sudeste e no Nordeste. A Itubaína Retrô sai a R$ 4 (350ml).
Segundo o chef, são vários os diferenciais da linguiça artesanal em relação à industrializada.
“O teor de gordura é bem abaixo do encontrado nas linguiças vendidas em supermercado, que chega a 40%. Nas nossas não passam de 20%”, explica.
Outro fator importante é não usar nada além de proteína de porco para recheá-las. “Não utilizamos pele ou carnes mecanicamente separadas”, complementa o chef.
Quem quiser comer em casa pode levar as linguiças por R$ 20 (500g). Em breve, Batista expandirá a produção e passará a comercializar pastrami, salame e outros embutidos.