Conheça o novo baião de dois recriado pelo restaurante Severina
O estabelecimento Severina criou uma releitura incrementada do prato tradicional
Baião de dois vezes dois. Não conhece? É assim que o restaurante Severina chama o preparo estilizado da casa. Diferentemente da receita tradicional, a releitura não é feita só com arroz e feijão. O preparo leva carne de sol cortada em cubinhos e frita na manteiga de garrafa com feijão-fradinho, arroz, cheiro-verde e pedaços de queijo do Sertão (ou de coalho). Custa R$ 59,90, é servido em uma panelinha de alumínio que serve duas pessoas.
“O arroz é uma paixão nacional e, na cultura sertaneja, tem essa função de sustentar o trabalhador, de alimentá-lo”, conta Patricia Machado, proprietária do restaurante. O baião de dois, ela garante, vai no mesmo caminho.
“O prato existe há dez anos, quando mudamos o nome da casa de Feijão Verde para Severina”, explica. A receita é herança familiar que Patricia carrega desde a infância. “O baião de dois, clássico, é feito com arroz e feijão mais escurinho. Mas esse é diferente. Todo fim de semana minha mãe fazia esse baião de quatro para a gente comer. De tão gostoso, resolvemos colocar no cardápio”, recorda-se.
Serviço:
Severina
(201 Sul, Bl. B, lj. 25; 3224-6362), aberto diariamente, das 11h30 às 16h.