Brasília-DF,
23/ABR/2024

Castanhas dão sabor extra aos pratos servidos em Brasília

Essas oleaginosas podem até ser pequenas no tamanho, mas são grandiosas no quesito sabor!

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Rebeca Oliveira Renata Rios Publicação:18/09/2015 06:00Atualização:17/09/2015 14:33

Molho pesto com castanha do pará (Oswaldo Reis/Esp. CB/D.A Press)
Molho pesto com castanha do pará
 

Pequenas em tamanho, as oleaginosas têm muito a oferecer à gastronomia brasileira. Os itens aparecem em cardápios de toda sorte de restaurantes da cidade.


Referência na confeitaria brasiliense, Daniel Briand não vive sem castanhas, amêndoas e nozes a seu redor. Sem elas, não existiriam delícias como o crème brûlée de avelãs.


“Não há confeitaria francesa sem castanhas, nozes, pistache, avelãs”, observa o chef confeiteiro. Segundo o francês, o brasiliense poderia explorar mais frutas oleaginosas locais pouco conhecidas, como as nutritivas castanhas de baru.


[COMPARACAO1]“Por mim, eu incluiria esse sabor no menu. Mas o público vem com sede de clássicos franceses e não posso decepcioná-lo”, explica Briand. Outras casas se abrem a experimentalismos. É o caso do Café com sorvete, que mistura o contraste dos gelatos e sorbets à bebida de cor negra, a número um em preferência pelo brasileiro.


No cardápio, o proprietário Hugo Martins brinca com sabores de castanhas típicas do cerrado, como a de baru, além das castanhas-do-brasil e castanhas-de-caju, comuns ao paladar brasileiro. “Conheci esses sabores porque, quando começamos a funcionar, fiz uma parceria com os produtores da nata do cerrado, especializados em sabores locais. Eu crio meus próprios sorvetes, mas não me esqueci das frutas e das castanhas locais, que diferenciam o meu produto”, explica.

 

 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK