Brasília-DF,
20/ABR/2024

Sopa de abóbora com manteiga é a aposta da Boutique do Suco

Rica em fibras e com pouca caloria, abóbora protege o coração

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Rebeca Oliveira Renata Rios Publicação:30/10/2015 06:00Atualização:30/10/2015 14:36
Sopa de abóbora da Boutique do Suco (Crédito: Vini Goulart/Magneto)
Sopa de abóbora da Boutique do Suco
 
Em clima de Halloween, o Divirta-se Mais sugere gostosuras feitas com o legume que é a cara da festa

Símbolo mais conhecido das celebrações de Halloween — por aqui, também chamado de Dia das Bruxas —, a abóbora é tema central de receitas selecionadas pelo Divirta-se Mais. Dá tempo de se programar e conhecer alternativas para comemorar a festa, que acontece amanhã, degustando quitutes elaborados com o legume de cor laranja.
Tradição que nasceu na Europa bem antes de Cristo, o Dia das Bruxas tinha como função inicial a celebração do fim da colheita e do início do inverno em países como a Grã-Bretanha e a França, uma herança dos povos celtas que por lá viveram. Existe também a crença de que em 31 de outubro era possível entrar em contato com o mundo dos mortos.

Passados os anos, historiadores contam que a festa atual em pouco se parece com os festejos originais. No Brasil, com a globalização, o costume veio em formato americanizado — com direito a caça às bruxas, ao hábito de pedir doces ou travessuras e às festas à fantasia.

Chefs da cidade se apropriam dessa cultura, mas utilizam a abóbora à sua maneira. No Fulô do Sertão, por exemplo, ela vai para a panela para uma versão de escondidinho, prato típico do Nordeste normalmente feito com mandioca. “Por seu sabor naturalmente adocicado, associo a abóbora ao leite de coco”, conta a baiana Ivone Ferreira Sena, proprietária do restaurante.

No Don Durica, a abóbora vira o tradicional doce de compota acrescido de coco, que lembra casa de vó. É uma daquelas receitas que levam o comensal a uma atmosfera de cidades do interior do país. Uma prova de que, de norte a sul do Brasil, o legume tem mais utilidade que uma mera função decorativa.
 
Poder de desintoxicar

A abóbora é um alimento de poucas calorias, rica em fibras e com alta concentração de carotenoides, substância que protege o coração. Muitos são os motivos para incluir o legume na alimentação, independentemente de possíveis dietas ou restrições alimentares.

Na Boutique do Suco, há uma opção de sopa feita com o legume que atende a uma demanda de um público que deseja usufruir de seus benefícios nutricionais. Trata-se da sopa de abóbora com manteiga ghee (um tipo de manteiga clarificada, com com menos gordura) e com baixo índice calórico. Ao custo de R$ 15 (400ml), tem  cerca de 97kcal a porção e rende dois pratos fundos.

Para acompanhar, recomenda-se um suco detox e cítrico, uma mistura de abacaxi, maçã verde, canela, hortelã e gengibre (R$ 19, 500ml).
 
 
 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK