Brasília-DF,
16/DEZ/2017

Confira como fazer receitas econômicas para o jantar natalino

Um das sugestões é o ravióli de brie e damasco ao molho de amêndoas e vinho branco, opção de prato vegetariano da chef Myriam Carvalho

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Publicação:18/12/2015 06:01Atualização:17/12/2015 19:18
Prato da chef Myriam Carvalho, da Cantina Sanfelice e Norton Grill, surge como alternativa a quem não come carne vermelha  (Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Prato da chef Myriam Carvalho, da Cantina Sanfelice e Norton Grill, surge como alternativa a quem não come carne vermelha
 
Receita
Ravióli de brie e damasco
 
Massa 
Ingredientes
300g de farinha de trigo tipo 00 (ideal para massa, mas podemos usar farinha de trigo normal)
3 ovos
 
Modo de fazer  
Misturar a farinha de trigo com os ovos até ter uma massa homogênea.

Recheio 
 
Ingredientes
470g de queijo brie
150g de damasco seco
 
Modo de fazer 
Pique bem o damasco já misturado com o queijo brie. Ou utilizar um processador de alimentos para facilitar. O importante é que o damasco e o queijo fiquem bem picados e bem misturados.

Ravioli
Com auxílio de um rolo de macarrão ou cilindro doméstico abrir a massa na espessura que se possa ver a mão do outro lado;
O Ravioli pode ser feito com forminhas de ravióli ou com cortador de ravióli, que podemos encontrar em lojas especializadas em equipamentos e utensílios de cozinha.
Polvilhar as formas com farinha de trigo, colocar a massa sobre as formas e preenchê-las com recheio;
Pincelar com ovo para colar bem as folhas de massa;
Cobrir as bandejas com outra folha de massa;
Apertar com as mãos para grudar uma folha de massa na outra. 
Passar o rolo de macarrão para firmar o fechamento e cortar os quadradinhos;
Retirar os raviolis das formas e cozinhar por 3 minutos em água fervente.
Retirar da água e colocar imediatamente na panela com o molho. Deixar ferver por um minuto e servir imediatamente. Decorar com amêndoas tostadas e um fio de mel.

Molho
 
Ingredientes
40g de manteiga
40g de farinha de trigo
1l de leite
100g de amêndoas laminadas
100ml de vinho branco
20g de cebola
Sal a gosto
10g de mel

Modo de fazer 
Picar bem a cebola. Refogar a cebola na manteiga. Acrescentar metade das amêndoas, deixar dourar levemente. Acrescentar o vinho branco e deixar evaporar o álcool por um minuto. Acrescentar a farinha de trigo e deixar cozinhar um minuto, mexendo sempre. Acrescentar o leite morno mexendo sempre. Quando ferver triturar no liquidificador; voltar pra panela e deixar ferver novamente. Corrigir sal a gosto. 
Lombo suíno recheado acompanhado de legumes salteados com alecrim e purê de maçã: criação do chef Paulo Tarso para o Natal, que  também pode ser servido no ano-novo (Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Lombo suíno recheado acompanhado de legumes salteados com alecrim e purê de maçã: criação do chef Paulo Tarso para o Natal, que também pode ser servido no ano-novo

Receita 
Lombo suíno recheado acompanhado de legumes salteados com alecrim e purê de maçã
(Serve até quatro pessoas)  

Marinado
Ingredientes  
12 folhas de louro
1/2 maço de alecrim
1/2 maço de salsinha
2 colheres de sopa de pimenta do reino
1/4 xícara de mel
1/2 xícara de alho
1 xícara de sal
8 xícaras de água

Modo de fazer 
Colocar todos os ingredientes em uma panela e deixar ferver. Peneirar o líquido e descartar os sólidos. Esfriar o marinado para poder colocar o lombo. Deixar o lombo imerso 12 horas na geladeira. Esta receita serve para marinar peças de até 2 kg. É muito importante que a carne esteja submersa neste líquido.

Lombo recheado

1 kg de lombo suíno
250 g de cebola
125 g de cenoura
125 g de salsão
200 g de bacon
1 colher de sopa de manteiga sem sal
Sal e pimenta a gosto

Modo de fazer 
Marinar o lombo por pelo menos 12 horas. Com uma faca fazer a cavidade onde entrará o recheio. Processar a cebola, cenoura, salsão e bacon para que eles fiquem bem pequenos ou cortá-los em tamanho pequeno e misturá-los. Refogar a mistura com a manteiga. Colocar em uma forma ou recipiente mais aberto e deixar na geladeira para esfriar. Depois de frio rechear o lombo. Amarrar o lombo com um barbante para mantê-lo uniforme e evitar que o recheio escorra pelas cavidades. Secar bem a carne por fora e retirar o excesso de recheio das pontas. Colocar ele no forno por aproximadamente 1h e de 15 em 15 minutos passar um pouco de manteiga em cima dele para mantê-lo úmido.

Legumes salteados com alecrim
 
Ingredientes 
300 g de cebola
300 g de cenoura
300 g de batata
300 g de brócolis
 
Modo de fazer 
Colocar as batatas cortadas no tamanho da sua preferência em uma panela com água fria e sal. Deixar ferver e retirar as batatas quando cozidas. Cozinhar a cenoura na água já quente até ficar macia. Cozinhar o brócolis (cerca de 7 minutos na água quente) e depois coloca-lo no gelo para parar a cocção. Em uma frigideira bem quente colocar o azeite com um pouco de alecrim fresco e saltear cada legume separado. Temperar com sal e pimenta.

Purê de maçã
Ingredientes
1,5 kg de maçã verde
4 tiras de casca de limão (somente a casca, não colocar com a parte branca)
3-4 colheres de sopa de limão (pode ir mais ou menos, a gosto)
3 canelas em pau
1/4 xícara de açúcar mascavo
1/4 xícara de açúcar
1 xícara de água
1/2 colher de chá de sal

Modo de fazer 
Descascar as maçãs, cortar em pedaços menores e deixar imersas em água com um pouco de suco de limão (não da quantidade descrita na receita) para não oxidar. Fazer as tiras da casca do limão, se atentar para não cortar com a parte branca. Quando tiver todos os ingredientes separados colocar em uma panela as maçãs ( sem a água), casca e suco do limão, canela em pau, açúcar mascavo, açúcar (neste momento você pode acrescentar apenas metade do açúcar para ajustar ao seu gosto), água e sal. Deixar no fogo alto até ferver, depois diminuir a temperatura e tampar a panela, deixar por uns 20-30 minutos até que as maçãs estejam cozidas. Tirar do fogo e retirar as tiras de limão e as canelas em pau. Use um amassador de batatas para amassar suas maçãs. Ajustar açúcar ou limão se necessário. 



COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK