Brasília-DF,
26/ABR/2024

Conheça dicas de congelamento que mantém durabilidade dos alimentos

A tendência de armazenamento torna a prática mais eficientes no combate ao desperdício

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Sara Campos - Especial para o Correio Publicação:17/06/2016 07:00Atualização:17/06/2016 08:41

Diego Koppe alerta: uso de recipientes apropriados evita intoxicações  (Jhonatan Vieira/Esp. CB/D.A Press)
Diego Koppe alerta: uso de recipientes apropriados evita intoxicações


O congelamento de alimentos é uma das práticas mais eficientes no combate ao desperdício. Apesar de parecer simples, o armazenamento de ingredientes e receitas em geladeira ou freezer envolve alguns segredos. “O que faz a diferença na hora de congelar é o método adequado para cada tipo de alimento”, destaca o chef e professor da Kaza Chique, Diego Koppe.

outras dicas do especialista para prolongar a vida útil dos produtos envolvem a rapidez de realizar o congelamento, a temperatura adequada e a lentidão do descongelamento.
“Quanto mais rápido congelar o produto que estava em temperatura ambiente e mais lentamente o descongelamento acontecer, melhor. Isso ajuda a preservar a umidade das carnes e garante a continuidade da textura em caso de massas e pães”, ressalta.


Existem erros comuns na hora de congelar comida: um deles, que figura entre os mais graves, é descongelar o produto em uma bacia com água. “Essa prática faz com que as bactérias se proliferem com a umidade, o que pode gerar intoxicação alimentar”, alerta o chef. Outro erro bastante praticado em ambiente doméstico é a utilização de sacolas plásticas de supermercado para armazenamento.
“As sacolas são derivadas do petróleo. As substâncias químicas entram no alimento e podem causar sintomas graves em quem o consome”, explica.


As melhores opções são os recipientes de vidro ou plásticos próprios para micro-ondas, papel-filme ou sacolas exclusivas de uso gastronômico encontradas em supermercados.

SERVIÇO

Kaza Chique (102 Norte Bl.D lj. 18;
3032-8002) ou kazachique.com.br.

Confira os melhores métodos de congelamento de acordo com os tipos de alimento:

Carnes
O melhor método é a embalagem a vácuo, que pode ser feita com papel-filme ou com uma sacola. Envolva a carne na sacola e mergulhe-a rapidamente em um balde com água (isso vai ajudar a retirar o ar do produto). Dê um nó e leve ao congelador.

Ervas
Uma das opções que auxiliam a preservá-las é secá-las com um papel-toalha após a higienização e distribuí-las em formas de gelo. Em seguida, complete os espaços com azeite e leve-as ao congelador. Se preferir, congele as ervas (sempre picadas) em um recipiente fechado.

Legumes e verduras

Para não perder as propriedades e não comprometer a textura, o chef recomenda utilizar a técnica de branqueamento: cozinhar os legumes fatiados, mergulhá-los em um recipiente com água fria e gelo por aproximadamente dois minutos. Em seguida, guarde os ingredientes em um recipiente apropriado.

 

Pães e massas
É necessário congelá-los após os produtos atingirem temperatura ambiente. Se isso não for feito, pode comprometer a vida útil do congelador com o aumento brusco de temperatura.

Molhos
Todos podem ser congelados normalmente, exceto molhos à base de amido (caso do molho branco): esses podem talhar após o descongelamento.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK