Brasília-DF,
26/ABR/2024

Simples Assim: descubra como preparar deliciosos churrasquinhos

Confira receitas para o preparo dos tradicionais churrasquinhos e também para o especial churrasquinho vegano

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Sara Campos - Especial para o Correio Publicação:01/07/2016 07:00Atualização:30/06/2016 18:28

 (Jhonatan Vieira/Esp. CB/D.A Press)
 

 

Atração nas festas juninas, o tradicional churrasquinho pode parecer simples de preparar, mas envolve alguns segredos. O chef e proprietário do bufê de carnes Fogo do Cerrado, Rodrigo Aquino, dá dicas que garantem uma carne suculenta no ponto certo. O chef preparou três versões: carne bovina, camarão e vegetariana.

O primeiro passo é deixar o palito submerso em água por, aproximadamente, três minutos antes de espetar os ingredientes. “Isso impede que ele queime e que passe um sabor ruim para a carne”, explica Aquino.

Outro detalhe importante é a distância entre a brasa e o espetinho, que deve ficar em torno de 20cm a 30cm. O cuidado impede que a carne ou o vegetal não passe do ponto. “Caso contrário a carne pode ficar queimada por fora e crua por dentro”, esclarece.


A utilização do sal refinado também está entre os conselhos para o preparo de um bom churrasquinho. “Como os pedaços de carne são pequenos, é mais fácil que a carne tenha excesso de sal se for utilizado o sal grosso.

O refinado diminui esse risco”, ressalta o chef, que acredita que a tríade qualidade dos ingredientes, altura e temperatura da churrasqueira garante o sucesso de um espetinho.

Serviço
Bufê Fogo do Cerrado
98115-0500 (Rodrigo Aquino).

RECEITAS

Espetinho de camarão

 

Ingredientes

 

  • 8 unidades de camarão cinza
  • Sal refinado e pimenta-do-reino a gosto
  • 1 palito para churrasquinho


Modo de fazer


Tempere o camarão com sal, pimenta-do-reino e outros temperos a gosto. Para o preparo de camarão e de outros frutos do mar é preciso estar atento ao tempo de cozimento. “O camarão deve ficar na brasa no máximo cinco minutos. Metade de cada lado”, destaca Rodrigo Aquino. Uma das sugestões de tempero é a utilização de molhos cítricos à base de limão e maracujá ou páprica. Retirar a casca do camarão é opcional.

Espetinho vegetariano

Ingredientes

  • 6 cubos de aproximadamente 3cm de legumes com tempo aproximado de cozimento (berinjela, pimentão e cebola são boas opções)
  • Sal refinado e pimenta-do-reino a goto
  • Retângulo de papel alumínio de 8cm de largura

Modo de fazer


Tempere os cubos de legumes com sal e pimenta-do-reino. Espete-os no palito intercalando-os na seguinte ordem: cebola, pimentão e berinjela e envolva o espetinho no papel alumínio. Asse por 20 minutos envolto em papel (10 minutos de cada lado). “O papel acelera o cozimento dos legumes por dentro”, destaca Aquino.


Espetinho de carne


Ingredientes

  • 9 cubos de aproximadamente 3cm de carne (fraldinha, filé, picanha ou alcatra)
  • Sal refinado e pimenta-do-reino a gosto

 

Modo de fazer


Tempere os cubos de carne com sal e pimenta-do-reino. Espete-os e leve-os à churrasqueira por aproximadamente
10 minutos (metade do tempo para cada lado).

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK