Brasília-DF,
25/ABR/2024

Quer comer uma massa fresca? Miguel Ojeda ensina uma receita de dar água na boca

O chef do Fortunello Ristorante garante que as massas tradicionais são fáceis e simples de fazer

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Renata Rios Publicação:10/03/2017 06:00
Miguel Ojeda garante que fazer massas caseiras não é tão difícil quanto as pessoas imaginam  (Ana Morena/Divulgação)
Miguel Ojeda garante que fazer massas caseiras não é tão difícil quanto as pessoas imaginam

Uma boa massa, regada com um saboroso molho de tomate, é uma experiência diferenciada que pouco pode ser comparada aos molhos e massas industrializados. Para quem acha que essas receitas demandam muitos utensílios de cozinha específicos, o chef do Fortunello Ristorante, Miguel Ojeda, garante que não: “As massas mais tradicionais como espaguete, fetucine e papardele só precisam de um rolo, uma bancada ampla, uma faca bem afiada e muito amor”. Ele ainda complementa que a agilidade é o segredo do preparo da massa.

já para o molho, ele afirma que as diferenças vêm não só no sabor, mas no fato de que os preparos caseiros tendem a ser mais saudáveis. “Os molhos feitos desde a fruta têm todo o frescor e o sabor do tomate que você elegeu, além do tempero, que é pessoal. Já para a saúde, uma das grandes vantagens é a diminuição no consumo de açúcares e sódio”, promete o chef.

RECEITAS

Massa fresca (4 porções)

Ingredientes
• 4 ovos
• 400g de farinha de trigo tipo 1
• 4 colheres de sopa de água filtrada

Preparo
Faça uma coroa de farinha (as laterais mais altas que o meio), acrescente os ovos batidos e misture bem até ficar uma massa homogênea e elástica. Acrescente a água aos poucos (a massa não pode grudar nas mãos). Quando estiver pronta, abra a massa com um rolo até chegar à espessura desejada. Divida em quadrados de 30cm e, então, corte a massa de acordo com o formato escolhido (isso pode ser feito com um cortador de espaguete ou até com um cortador de pizza). Por último, deixe a massa 
secar em um lugar seco e arejado.

Molho de tomate (4 porções)


Ingredientes
• 1kg de tomates italianos maduros
• 1 e ½ cenoura ralada
• 1 cebola cortada em cubinhos
• 5 dentes de alho cortados em cubinhos
• 1 talo de salsão cortado em cubinhos
• 1 folha de louro
• 1 colher de extrato de tomate (é preferível que seja orgânico)
• 1 xícara de caldo de legumes ou água
• 50ml de azeite
• Sal a gosto

Preparo
Em uma panela funda, refogue a cebola, o alho, o salsão e a cenoura. Acrescente os tomates, lavados e cortados ao meio. Deixe cozinhar em fogo baixo em uma panela tampada até que o tomate fique bem cozido. Bata em um liquidificador e peneire para retirar as sementes. Coloque o molho de volta na panela, acrescente o caldo de legumes com o extrato de tomate e a folha de louro. Deixe ferver para reduzir em panela com tampa entreaberta até engrossar, mexendo para não grudar no fundo. O sal só deve ser acrescentado no final. Se desejar, coloque folhas de manjericão antes de servir.
 
Serviço
Fortunello Ristorante (206 Sul, Bl. A, lj. 6; 3297-3232), aberto de terça a sábado, das 12h às 16h e das 19h à 0h; domingo, das 12h às 18h.
 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK