Brasília-DF,
17/MAR/2024

Você sabe o que é redução? Conheça a receita e faça você mesmo

Para temperar de salada a carnes, a redução nada mais é que do que apurar, lentamente, o caldo de um alimento

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Renata Rios Publicação:14/07/2017 06:00Atualização:13/07/2017 18:10
Thiago Dias aconselha o uso de pouco açúcar nas reduções à base de fruta
 (Cynthia Pastor/Divulgação)
Thiago Dias aconselha o uso de pouco açúcar nas reduções à base de fruta
As reduções são um coringa na hora de cozinhar. Saborosas e versáteis, elas podem entrar como uma alternativa mais saudável para temperar uma salada simples ou como uma opção sofisticada para acompanhar um belo medalhão de filé-mignon.
 
Thiago Dias criou a Temperaria & Atelier Cardamomo com a proposta de oferecer produtos saudáveis e práticos. “Os produtos da Cardamomo são feitos buscando ingredientes naturais e livres de conservantes e agrotóxicos. Trabalhamos com composições de ervas para chás e temperos, reduções entre outras alternativas”, explica Thiago.
 
Para quem quer fazer em casa e explorar ainda mais as frutas que fazem parte do dia a dia, Thiago ensina a preparar uma bela redução.

RECEITAS

Redução de laranja
 
Ingredientes
• 1l de suco de laranja
• Outras sugestões que funcionam bem para as reduções são: jabuticaba, suco de uva integral, abacaxi

Modo de preparo
Em uma panela coloque o suco e deixe ele ferver em fogo baixo. À medida que o suco for fervendo, retire as impurezas com uma escumadeira — uma espuma se formará sobre a receita, ela deve ser retirada. O processo deverá durar entre 1 e 2 horas e o resultado, para um litro do suco será cerca de 300ml. Ao terminar, espere ficar em temperatura ambiente e coloque nos frascos. A receita deve ficar na geladeira.

Redução de aceto
 
Ingredientes
• 1l de aceto
• 1kg de açúcar cristal
• Outra sugestão é a redução de vinho, que segue essa receita

Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes na panela e deixe ferver. No caso da receita com o açúcar, não é necessário tanto tempo de fervura, pois o açúcar agiliza o processo. Porém, um cuidado que o ingrediente exige é para a receita não queimar, pois o caramelo não dá um bom resultado para a redução. Ao terminar, espere ficar em temperatura ambiente e coloque nos frascos. A receita deve ficar na geladeira.


COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK