Brasília-DF,
16/ABR/2024

Novidade no mundo dos brownies: agora o bolinho pode ter cerveja!

No cenário competitivo, bem se sabe, é necessário inovação

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Rebeca Oliveira Publicação:08/09/2017 06:00Atualização:08/09/2017 10:51

Além de colocar a bebida na receita, doces da confeiteira autodidata também harmonizam com o que vem das taças (Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)
Além de colocar a bebida na receita, doces da confeiteira autodidata também harmonizam com o que vem das taças
Um bolinho compacto de chocolate com casquinha crocante e interior umedecido tomou conta da confeitaria brasileira nos últimos anos. Não há dúvidas que o brownie ocupa o lugar de febre, em vaga deixada por outros quitutes sujeitos a modismos como o brigadeiro e o cupcake. Com cacau, açúcar, manteiga, farinha e ovos na composição básica, o doce típico americano virou ícone no quadradinho.


Diante de tanta popularidade, muitos são os que têm se arriscado e feito da venda de brownie a principal fonte de renda. No cenário competitivo, bem se sabe, é necessário inovação. Como marasmo nunca combinou com a confeiteira autodidata Andreia Marlière, criadora da Nibis Brownies, ela tratou de criar receitas que fogem da zona de conforto.

Primeiro, ela mexeu na receita original. Mais saudável, a fórmula da fotógrafa especializada em gastronomia não tem aditivos químicos e nem gordura trans. Leva chocolate meio amargo e os açúcares mascavo e demerara no lugar do branco refinado. A doceira local comercializa duas linhas. A primeira, batizada de Premium, é rica em combinações com ingredientes marcantes —  caso do curioso brownie branco feito com damasco e raspas de limão.

A segunda linha, Beer, carrega um nome autoexplicativo. Além dos ingredientes usuais, Andreia Marlière coloca cerveja escura (stout) e lúpulo no balaio. É importante destacar que os brownies são intensos e o paladar lembra a bebida, mas não tem álcool. “Ele evapora por completo porque é levado ao fogo antes de ser incorporado aos outros ingredientes”, acrescenta a especialista.

Desde o início (em 2015), ela tem a ajuda de cervejeiros artesanais da cidade que a auxiliaram no momento de escolher os melhores insumos de malte, por exemplo. Como “agradecimento”, Andreia Marlière costuma recomendar aos clientes que harmonizem os quitutes às cervejas brasilienses. Opções não faltam.

Confira hamornizações sugeridas por Andreia Marlière

Cerveja com brownie? Andreia Marlière leva a combinação ao pé da letra com linha especial da Nibis Brownies (Facebook/Reproducao)
Cerveja com brownie? Andreia Marlière leva a combinação ao pé da letra com linha especial da Nibis Brownies

Bacon brownie

com cerveja e pedacinhos de crispy de bacon, o doce harmoniza com cervejas mais simples, com menor corpo. À primeira mordida, o brownie acrescenta um gosto amanteigado e um dulçor que, às vezes, a cerveja suave não tem.

Hoppy brownie

é coberto com calda de IPA. Embora a escolha mais óbvia possa parecer brejas do mesmo estilo, é melhor evitá-las. Vale a pena apostar em cervejas mais leves e com menor corpo para não contrastar com o amargor já existente no bolinho.

Toast brownie
tem cobertura crocante de malte torrado. Com sabor que lembra café, vai bem com stout de baixo corpo, menos intensas no quesito teor alcoólico.

Russian beer brownie
coberto com redução de Wäls Petroleum, cerveja que ganhou medalha de ouro em diversas competições internacionais. Por ter um corpo intenso e adocicado, é melhor ser degustado puro antes de ser harmonizado a algum rótulo específico. O ideal é provar com cervejas stout e com teor alcoólico bem elevado.

Avelã brownie
pedaços de avelã e redução da cerveja Way Avelã Porter revestem o doce. Uma ótima companhia é a breja brasiliense Taguá, da Corina Cervejas Artesanais, feita em parceria com a hamburgueria O Carcará como uma homenagem aos 59 anos da cidade. A bebida tem levedura de champanhe —  pedida certeira com frutas vermelhas.

Cereja beer brownie
coberto com redução de Belga Fruit Beer e pedacinhos de cereja em calda. Elegante, combinada com cervejas do tipo blonde ale com corpo leve e refinado.


Nibis Brownies

Os brownies de Andreia Marlière estão à venda pelo site www.nibisbrownies.com.br ou telefone 99258-8991. Há diversos pontos de venda fixos. Alguns deles são a Mercearia Colaborativa (412 Norte) e o Empório Soares e Souza (403 Sul).

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK