Brasília-DF,
19/ABR/2024

Pequena, mas nutritiva: Confira receita com sardinha

Fonte de proteína, a sardinha tem alto valor nutricional e pode fazer parte de um prato elaborado; Fernando Gadelha dá dicas

Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir Corrigir Notícia Enviar
Renata Rios Publicação:17/11/2017 06:00Atualização:16/11/2017 18:03
Fernando Gadelha exalta as vantagens da sardinha
 (Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Fernando Gadelha exalta as vantagens da sardinha

 
Não se deixe enganar pelo tamanho. Apesar de ser um peixe pequeno, a sardinha apresenta alto valor nutricional — é rica em ômega 3, lipídios e cálcio é algumas das vantagens que ela oferece. Por muito tempo menosprezada no Brasil, a sardinha merece destaque. Trata-se de um peixe barato, nutritivo, fácil de ser encontrado e delicioso.

Para ajudar o leitor a conhecer melhor essa proteína, por tanto tempo deixada de lado, o chef Fernando Gadelha ensina um pouco sobre o peixe. O primeiro atrativo da sardinha é sem dúvida o preço. Em tempos de crise, essa alternativa apresenta custo-benefício invejável. “Fácil de encontrar em qualquer supermercado o quilo da sardinha pode ser encontrado até por R$ 5”, pontua Gadelha.
 
Sobre a anatomia do peixe: mais vantagens, pois as espinhas são de fácil remoção. A sardinha varia entre 10cm e 15cm, só uma barbatana dorsal e não possui dentes. 
 
“A sardinha possui um gosto forte e marcante e muito saboroso, trata-se de um peixe gorduroso, mas da gordura considerada de boa qualidade para a saúde humana”, garante Gadelha.
 
Mas agora vem a questão como consumir esse produto? A resposta, não poderia ser melhor: use a criatividade! “A sardinha pode ser consumida de várias formas: assada, frita, em conserva ou até mesmo preparada na panela de pressão”, explica e complementa: “Existem receitas famosas com a sardinha como escabeche, sardela, sardinha na chapa, sardinha assada na grelha, patê de sardinha, sardinhas fritas e até mesmo conservas de sardinha”.

RECEITAS

Escabeche de sardinha

Ingredientes
l 3 cebolas grandes cortadas em rodela
l 3 tomates grandes cortados em rodela
l 1/2l de caldo de peixe
l 1 dúzia de sardinha limpa sem cabeça e sem rabo temperadas com sal, pimenta-do-reino e alho
l 1/2 xícara de azeite
l 1/2 limão
l 1 ramo de tomilho

Modo de preparo:
Forre o fundo da panela de pressão com as rodelas de cebola, acrescente as sardinhas por cima já temperadas. Em seguida, adicione a camada de rodelas de tomate, o azeite, o suco de 1/2 limão, o tomilho e o caldo de peixe. Tampe a panela e, assim que pegar pressão, conte 30 minutos. Desligue o fogo e deixe a panela descansar fechada por 3 horas. Depois, abra a panela e a sardinha ainda estará inteira e pronta para servir.

Sardinha assada na churrasqueira — sardinheira

Ingredientes
l 3 sardinhas inteiras limpas sem a cabeça temperadas 
com sal, limão e alho
l 6 batatas de bolinha
l Azeitonas pretas
l 1/2 xícara de azeite
l Salsinha e cebolinha a gosto
Modo de preparo:
Asse as sardinhas na grelha da churrasqueira por 15 minutos em brasa baixa. Cozinhe as batatas e junte azeite, azeitonas, salsinha e a cebolinha. Sirva junto com as sardinhas assadas.

SERVIÇO 
Gadelha Gastronomia 
(Instagram: Gadelha Gastronomia; para eventos 98350-9990) — Eventos de acordo com a necessidade do cliente, como minicasamento, chá da tarde, brunch, jantares, almoço de família ou eventos corporativos.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

BARES E RESTAURANTES

CINEMA

TODOS OS FILMES [+]

EVENTOS






OK